
Desde janeiro de 2025, a Prefeitura de Jundiaí, através da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), tem se dedicado à manutenção dos mais de 540 km de estradas de terra presentes na cidade. Este serviço é realizado com a utilização de cascalho reciclável, material proveniente do Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Jundiaí (Geressol).
AUGISP conta com equipes especializadas e um conjunto de máquinas que incluem caminhão basculante, motoniveladora, rolo compactador e caminhão-pipa. O trabalho abrange a aplicação do cascalho reciclável, nivelamento da estrada e umedecimento do solo para melhor compactação, prevenindo erosões e assegurando maior durabilidade das vias.
Conforme o gestor da UGISP, Marcos Galdino diz: “Ao utilizarmos o cascalho reciclável, conseguimos reduzir os custos e, ao mesmo tempo, garantir que as estradas fiquem mais seguras e transitáveis, principalmente para os moradores das regiões rurais”.
A opção pelo cascalho reciclável proporciona benefícios tanto no âmbito econômico quanto ambiental. Além da redução de custos para a administração pública, o uso desse material reutilizado contribui para a sustentabilidade, diminuindo o descarte irregular de resíduos e incentivando a economia circular.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-3
Melhorias na segurança da população
A manutenção das vias de terra garante maior segurança para a população. A analista de RH, Estefânia Marranho, que passa diariamente pela Rua Luiza Corassa, no Bairro Medeiros, para levar seu filho de apenas 1 ano ao berçário, relata que a manutenção da via de terra trouxe alívio e mais segurança.
“Eu ando com meu filho no colo, como foi feito o serviço de cascalhamento e compactação é bem mais tranquilo. Antes eu tinha medo de cair”, concluiu Estefânia.
Marli Aparecida de Carvalho, que visita o neto diariamente, também comemora as melhorias da via. “Fica prático para andar e evita problemas nos veículos. Nós estávamos precisando desse serviço”, finalizou a aposentada.


[tdj-leia-tambem]