
Desenvolvido pela Unidade de Gestão de Governo e Finanças e recentemente entregue à Câmara Municipal de Jundiaí, incluída no Plano Plurianual (PPA) 2022-2025, Jundiaí está projetando um investimento de R$ 2,9 bilhões na área da Saúde para os próximos quatro anos.
No Programa Pacto pela Saúde estão inseridos projetos, serviços e obras para os próximos anos, entre eles a ampliação da telemedicina, a entrega de mais duas Clínicas da Família, três unidades de Pronto Atendimento e um ambulatório de especialidades, além de ampliar em no mínimo 60% o número de Unidades de Atenção Primária que serão transformadas no novo conceito de Nova UBS, por meio de reformas, ampliações e construções.
“Saúde é nossa prioridade e continuará recebendo investimentos”, afirma o prefeito Luiz Fernando Machado. “Não dá para pensar o desenvolvimento da cidade sem olhar para a Saúde, e nos últimos anos tiramos do papel projetos importantes, entregamos a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Clínica da Família do Vetor Oeste. Daqui para frente, temos novos desafios, sempre visando oferecer estrutura e ambiência adequada aos usuários, com acessibilidade e qualificação. Sem falar aqui do desafio da pandemia.”
O gestor de Saúde, Tiago Texera, explica que em Jundiaí foi feito o Plano Municipal de Saúde, integrado ao PPA. “O plano dá o norte para os investimentos de Saúde e foi realizado de maneira ascendente, participativa, ouvindo a comunidade, trabalhadores e a gestão do SUS (Sistema Único de Saúde). É a população deliberando as políticas públicas”, declara. “E a Saúde também está alinhada ao conceito de Cidade Inteligente, com a ampliação da telemedicina e a implantação em 100% dos estabelecimentos próprios o Sistema Integrado de Gestão em Saúde com prontuário eletrônico.”
[tdj-leia-tambem]
Moradora da Vila Hortolândia, Thayane de Oliveira acompanhou o marido até a UBS do Jardim do Lago para que ele tomasse a vacina contra a COVID-19 na última quarta-feira (1º). Mãe de dois filhos, de 7 e 4 anos, ela também está contente com a estrutura da rede pública e acredita que a chegada da Clínica da Família da Vila Hortolândia vai melhorar ainda mais a oferta em saúde. “Sempre levo meus filhos para serem atendidos nas Unidades Básicas e já precisamos do serviço do Pronto Atendimento Central”, conta. “O atendimento foi bom, os locais são organizados.”
Todos os programas de governo de Jundiaí, contidos no PPA, estão alinhados aos ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas). O valor total estimado de arrecadação para os próximos quatro anos é de R$ 13,1 bilhões.
Como explica o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, o plano foi construído com a participação da população, por meio de propostas, pesquisas e audiências públicas. “Nosso plano está alinhado com as necessidades da população e a nossa gestão é responsável e sustentável”, observa. “Nessa construção, levamos em conta não só o cenário local, mas também o nacional e até internacional. Sabemos dos desafios que o período pós-pandemia trará, por isso estamos prevendo mais recursos para a Saúde e a Assistência Social, por exemplo, onde teremos que ampliar as ações da rede de proteção social.”