Defesa Civil de Jundiaí promove curso de combate a incêndios
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Defesa Civil, deu início nesta terça-feira (11) ao primeiro curso de capacitação para combate e prevenção de incêndios. A iniciativa faz parte do Plano de Contingência Operação Estiagem 2024 e reuniu integrantes de Defesas Civis e Bombeiros, além de membros da sociedade civil.

Aprimorando ações para a estiagem

Realizada na Fazenda Ermida, a oficina teve como objetivo principal aperfeiçoar as técnicas de combate e prevenção a incêndios em matas, especialmente durante a época de estiagem, pois a baixa umidade do ar aumenta o risco desse tipo de ocorrência.

“Com as instruções teóricas e práticas recebidas, os participantes estão aptos a agir de forma rápida e assertiva em casos de queimadas”, explica o Coronel João Osório Gimenez Germano, Coordenador da Defesa Civil de Jundiaí. “Ainda temos vagas disponíveis para a turma de quinta-feira (13) e, se a demanda persistir, abriremos novas turmas no final deste mês”.

Combate preventivo: conhecimento e engajamento

O curso contou com a participação da Defesa Civil, da Divisão Florestal da Guarda Municipal e do 19º Grupamento de Bombeiros. Durante a oficina, os participantes aprenderam sobre o Plano de Contingência de Estiagem, à Lei 8.858/17 que proíbe queimadas no município. Além disso, eles receberam instruções teóricas e práticas sobre o combate a incêndios em vegetações, ministradas pelo Corpo de Bombeiros.

Na parte prática, os participantes aprenderam sobre as ferramentas adequadas para cada tipo de combate a incêndio, o comportamento do fogo em diferentes tipos de terrenos, a importância do vento e, por fim, colocaram em prática o conhecimento adquirido combatendo um incêndio controlado em um terreno com vegetação seca.

Comunidade engajada na prevenção

Vanessa dos Santos, 32 anos, membro do Coletivo Japy, ressalta a importância da capacitação para a comunidade. “Além de aprendermos a controlar as chamas até a chegada das equipes especializadas, podemos orientar outros moradores das regiões de matas, já que estamos sempre próximos a essas áreas”.

Inscrições abertas

As inscrições para as próximas turmas do curso de combate e prevenção de incêndios podem ser feitas online. Há limite de vagas.