
A Prefeitura de Jundiaí abre as inscrições para o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) para agricultores com objetivo de remunerar quem possui vegetação nativa em sua propriedade rural produtiva. O prazo final é dia 11 de outubro.
O Programa de PSA de Jundiaí remunera com o pagamento em dinheiro, sendo R$ 441,86 por hectare. O produtor rural pode ser beneficiado em duas situações: propriedades que possuam áreas com plantios de árvores visando a recomposição florestal ou para áreas que possuam fragmentos florestais com árvores nativas.
A diretora de Agronegócio, da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Isabel Cristina Fialho Harder lembra que já são 96 propriedades beneficiadas e espera-se um aumento na adesão neste novo edital.
“Atualmente temos 464,00 hectares beneficiados no Programa, sendo 32,00 ha de áreas em restauração ambiental e outras 432,00 ha de áreas com floresta nativa conservada. Além do incentivo econômico, que pode ser usado para as melhorias das produções e da propriedade, há o benefício ambiental que estende-se desde a proteção do solo com a prevenção da vegetação até a produção de água”, explica.
[tdj-leia-tambem]
Jundiaí incentiva a preservação ambiental
O PSA tem como objetivo a conservação do meio ambiente, evitando a perda da vegetação nativa, evitando a fragmentação de habitats e instalação de processos erosivos e assoreamento de corpos hídricos.
Com uma propriedade rural no Caxambu, onde realiza o plantio de goiaba e pitaya, Sandra Maria Vendramin começou a utilizar a verba do PSA em 2019 como auxílio para as despesas do sítio. “Usamos o dinheiro para algumas despesas do sítio. Como temos uma área pequena de plantio, o valor é proporcionado, que dá pra custear alguns gastos, mas que nos ajuda nas despesas.”

O pagamento é realizado entre os meses de novembro e dezembro e o produtor, uma vez inscrito, sempre receberá o seu pagamento.
Isabel Cristina também reforça que só podem ingressar ao programa as propriedades produtivas em escala comercial. “Toda e qualquer alteração, tanto nos dados bancários, quanto no tamanho das áreas beneficiadas – para mais ou para menos -, precisa ser informada à coordenação do Programa, sediada no Departamento de Agronegócio”, alerta a diretora.
As inscrições devem ser feitas na UGAAT, localizada no 5º andar (Ala Norte) do Paço Municipal, na Av. da Liberdade, s/n°, Jundiaí. Clique aqui e confira os documentos necessários para a inscrição.
Mais informações pelos telefones (11) 4589-8581 ou (11) 4589-8692.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		