
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou nesta quinta-feira (30), no Palácio dos Bandeirantes, o repasse de R$ 1.180.000 ao município de Jundiaí para custeio de consultas e exames na rede pública de saúde.
A iniciativa faz parte da distribuição de recursos estaduais aos 645 municípios paulistas, com o objetivo de fortalecer o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).
O evento contou com a presença de prefeitos, secretários municipais de saúde, deputados e autoridades estaduais, como o vice-governador Felicio Ramuth e o secretário estadual de Saúde Eleuses Paiva. O prefeito Gustavo Martinellirepresentou Jundiaí e destacou a importância da parceria com o governo estadual.
“Essa verba vem em boa hora para custeio de consultas e exames, o que deve dar andamento às filas de espera da população e melhorar o atendimento. Junto à nossa secretária municipal de Promoção da Saúde, Dra. Márcia Facci, agora vamos mapear qual a maior urgência da pasta, com foco na qualidade de vida dos usuários”, afirmou Martinelli.
Segundo o governo estadual, o aporte é uma transferência do Fundo Estadual de Saúde para os Fundos Municipais, a ser repassada em parcela única.
“O Governo de São Paulo tem como obrigação tentar ajudar, na medida do possível, o trabalho de cada um dos prefeitos. O que a gente quer é trabalhar junto com as prefeituras para que façam a diferença para a população”, declarou o governador Tarcísio de Freitas.
Saúde de Jundiaí avança com novos investimentos e cirurgias ampliadas
O novo repasse se soma a conquistas recentes da cidade na área da Saúde. No início de outubro, a Prefeitura de Jundiaí firmou acordo com o Governo do Estado para ampliar em 200 o número de cirurgias eletivas mensais realizadas no Hospital Regional, representando um aumento de 20% na capacidade de atendimento da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ).
Dias depois, Martinelli — que também preside a RMJ — articulou uma reunião entre os prefeitos de Campo Limpo Paulista, Jarinu, Cabreúva, Louveira, Várzea Paulista e Itupeva para discutir ações integradas na área da Saúde.
Entre os principais pleitos estavam novos mutirões de cirurgias eletivas e a ampliação de leitos de retaguarda nos hospitais da região, a fim de reduzir a sobrecarga do Hospital São Vicente de Paulo (HSV).
“É um conjunto de ações. Estamos sempre investindo na melhoria da Saúde do nosso município e reivindicando recursos, para que os usuários tenham mais assistência e mais qualidade nos serviços oferecidos”, completou o prefeito.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		