
Com o objetivo de conscientizar a população sobre o ceratocone, doença oftalmológica que ocorre nas córneas, a Sociedade Brasileira de Oftalmologia promove no sábado (9) uma campanha nacional sobre o tema. Em Jundiaí, o Maxi Shopping recebe a ação.
Das 15h às 20h30, ao lado da Lojas Americanas, o médico oftalmologista Marcus Casarin estará coordenando uma equipe de técnicos e esclarecendo dúvidas dos pacientes. “Nessa ação, realizaremos uma triagem. A pessoa responderá um questionário e passará por dois equipamentos que vão identificar se há propensão para o ceratocone”, diz Marcus.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, o ceratocone é uma doença de origem hereditária, degenerativa, e atinge uma em cada duas mil pessoas. “A doença ainda é a principal causa de transplantes de córnea no Brasil – entre os mais de 23 mil transplantes realizados por ano, mais de 13 mil são de córnea”, diz a presidente da associação, Edna Almodin.
O problema nos olhos é normalmente identificado na adolescência, por isso, o público-alvo da ação são crianças e adultos, de 8 a 40 anos.
[tdj-leia-tambem]