Depois de Bagé e Pelotes, o “Seminário TEA: olhares e reflexões” chega a Jundiaí. (Foto: Divulgação)
Depois de Bagé e Pelotes, o “Seminário TEA: olhares e reflexões” chega a Jundiaí. (Foto: Divulgação)

No feriado de Dia das Crianças, Jundiaí recebe o “Seminário TEA: olhares e reflexões”, um encontro que envolve especialistas, profissionais da saúde e educação, estudantes, pais e familiares em um dia de discussão sobre jovens e adultos com autismo. Além do seminário, dois cursos livres serão ministrados no período da tarde de forma simultânea. Um sobre o modelo de tratamento ABA aplicado ao autismo e outro sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e autismo.

 

[tdj-leia-tambem]

 

Denner Pereira é advogado, servidor público da Procuradoria do Estado do Paraná e um dos palestrantes do evento. No seminário, o especialista aborda as políticas públicas que envolvem o autismo e a inclusão da pessoa com deficiência. Ele defende que é extremamente importante que pais e profissionais da saúde e educação tenham informações atualizadas sobre o assunto. “Dessa forma, profissionais e famílias têm acesso ao que tribunais de justiça têm decidido quando há algum tipo de omissão de órgãos públicos ou privados”, completa.

A fonoaudióloga, Mayalle Jurado, mestre em Processos da Comunicação Humana, apresenta sobre o desenvolvimento de linguagem e fala correlacionados com o autismo. Jurado diz que a palestra será muito importante, principalmente para profissionais de educação. “Neste seminário, vamos falar sobre como identificar o atraso de fala corretamente, quando acionar os pais e quando encaminhar o aluno para algum tipo de intervenção de um especialista”, explica.

Damião Silva, professor universitário e coordenador de inclusão da Faculdade de Medicina da USP e Rita Cóssio Rodriguez, professora da Universidade Federal de Pelotas e coordenadora de grupos da Instituição, fecham o grupo de palestrantes. Ambos vão ministrar os cursos livres no período da tarde.

O Seminário TEA é promovido pela Saber Incluir em parceria com a Grandin Embrace. As inscrições podem ser realizadas pelo WhatsApp (53) 9919-0930 ou através do site Sympla.