Subestação 5 Jundiaí
Subestação que fica no Caxambu e recebeu melhorias: mais energia

Jundiaí recebeu um reforço no abastecimento de energia elétrica, nesta sexta (20), após investimentos de R$ 11,5 milhões nas subestações dos bairros do Poste e Caxambu. A entrega das melhorias foi feita pela CPFL Piratininga, em cerimônia remota realizada com a participação do presidente da concessionária, Carlos Zamboni Neto, o presidente da Câmara Municipal, vereador Faouaz Taha (PSDB), e o presidente do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) Jundiaí, Marcelo Cereser.

No total, 135 mil clientes da CPFL serão beneficiados com as melhorias, que envolvem dois novos alimentadores no Caxambu e um novo transformador e mais sete alimentadores no Bairro do Poste.

“São grandes obras para Jundiaí, que cobrem toda a região Norte da cidade e garantirão o futuro atendimento a toda essa região. Isso só acontece graças às parcerias com o município e o Estado, além do trabalho em conjunto com a Prefeitura, que tornou possível essas entregas”, explicou Evaldo Baldin Dias, gerente de Planejamento e Construção da CPFL.

Subestação 7, que fica no bairro do Poste: ampliação do abastecimento (Foto: Divulgação/CPFL)

Segundo ele, as melhorias foram planejadas há quatro anos e executadas com equipamentos sofisticados, de última geração. “Trabalhamos para que não haja ocorrências, mas quando acontece é preciso encontrar outros caminhos de energia para o abastecimento. A estrutura é inteligente e tem condições de tomar decisões quando há uma interrupção. Caso não seja resolvido, o nosso Centro de Operações atua para que essa ocorrência seja sanada. No Poste, por exemplo, tínhamos apenas um transformador e hoje a capacidade foi duplicada”, ressaltou.

Consumo maior

O presidente da empresa, Carlos Zamboni Neto, disse que o consumo de energia de Jundiaí merece extrema atenção, principalmente pelo parque industrial – um dos maiores do Brasil. “Mesmo com a pandemia, não deixamos de investir na qualidade do serviço prestado e, hoje, estamos entregando obras que vão beneficiar diretamente 135 mil clientes atendidos pelas duas subestações. Isso é 75% de todos os clientes de Jundiaí”, comentou. “Sorocaba é a maior cidade atendida pela CPFL Piratininga, com 690 mil habitantes e mais de 300 mil clientes. Jundiaí tem mais de 400 mil habitantes e 200 mil clientes, porém a cidade consome 40% mais de energia em relação a Sorocaba, por conta principalmente de um dos maiores parques industriais do país”.

Entrega das obras foi feita de maneira remota: região será beneficiada (Foto: Divulgação/CPFL)

Início das operações

Após a apresentação dos dados e investimentos realizados, coube ao presidente Faouaz Taha dar o comando para que as duas subestações tivessem as operações iniciadas. “Uma honra poder autorizar o início dessas operações. A cidade se desenvolve e recebe investimentos, que nos ajudam a gerar empregos e renda para o nosso município”, lembrou o parlamentar.

“Nossa demanda e necessidade por energia de qualidade é constante, já que as indústrias do Estado de São Paulo estão otimistas quanto ao segundo semestre deste ano. Obras como esta saltam aos olhos e surgem como música aos ouvidos da indústria da nossa cidade e região”, ressaltou Marcelo Cereser.