
O Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro será palco, nesta quinta-feira (27), de uma feira especial dedicada ao Empreendedorismo Negro e à Cultura Africana. O evento, que faz parte da Rota Turística Afro de Jundiaí, acontecerá das 12h às 19h, com entrada gratuita, e oferecerá aos visitantes uma rica diversidade de produtos e experiências culturais.
A feira marca o primeiro encontro de formação da Rota Turística Afro, a nona rota lançada pela Prefeitura, e também contará com o lançamento do site oficial da iniciativa. O evento tem como objetivo fomentar o turismo afrocentrado na cidade e valorizar o protagonismo de empreendedores negros.
O que esperar da Feira de Empreendedorismo Negro?
Durante todo o dia, os visitantes poderão explorar cerca de dez barracas de empreendedores locais, que apresentarão produtos variados, incluindo:
- Acessórios em geral;
- Vestuário afrocentrado;
- Alimentação inspirada na culinária africana e afro-brasileira;
- Decoração artesanal;
- Produtos dos segmentos de Economia Criativa e Sustentabilidade.
Além da edição desta quinta-feira, a feira também ocorrerá nos dias 08 e 23 de abril, das 11h às 19h, coincidindo com as datas da formação da Rota Turística Afro. O evento será realizado no Centro das Artes, localizado na Rua Barão de Jundiaí, 1093 – Centro.
Formação da Rota Turística Afro
A formação da Rota Turística Afro será dividida em quatro encontros presenciais e iniciará nesta quinta-feira (27), às 18h30, na Sala Josette Feres do Centro das Artes. A capacitação é voltada para guias turísticos, agências de turismo, expositores e profissionais dos segmentos de Gastronomia, Hotelaria, Vestuário, propriedades rurais, vinícolas e comerciantes interessados em integrar a iniciativa.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio de um formulário on-line. Há um limite de 100 vagas para os interessados.
O primeiro encontro contará com palestras de dois renomados especialistas na área:
- Hubber Clemente: fundador da Afroturismo Hub e membro do Grupo de Trabalho do Afroturismo-SP.
- Marcela Moro: gestora da Unidade de Agronegócio, Abastecimento e Turismo da Prefeitura.
Cronograma da formação
A programação da formação contará com três encontros adicionais:
- 08 de abril: Palestra sobre Letramento Racial.
- 23 de abril: Roda de conversa sobre a abordagem histórica da presença negra no Município.
- 13 de maio: Percurso mediado da “Rota Afro – Circuito da Memória da População Negra em Jundiaí”, uma iniciativa de Educação Patrimonial da Unidade de Gestão de Cultura (UGC).
Os participantes que concluírem a formação receberão o Selo Baobá, que atesta a autorização para exploração temática e comercial da Rota Turística Afro.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-3
[tdj-leia-tambem]
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		