
Raquel Lyra, prefeita de Caruaru, no interior do Pernambuco, visitou Jundiaí nesta quinta-feira (7), a fim de se aprofundar conhecimento nas iniciativas e boas-práticas da Prefeitura sobre temas como Primeira Infância. O encontro começou pelo Paço Municipal, onde a prefeita foi recebida pelo vice-prefeito, Gustavo Martinelli, e pelo gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni.
Assim como Jundiaí, Caruaru também faz parte da Rede Urban95, articulada pela Fundação holandesa Bernard van Leer, referência mundial em Primeira Infância, que incentiva lideranças políticas, gestores públicos, arquitetos e urbanistas a pensar as cidades sob a perspectiva de quem tem até 95 centímetros, a altura média de uma criança de três anos.
Raquel compartilhou dados sobre seu Município, que tem cerca de 380 mil habitantes, e explicou que a visita foi motivada com indicação da Fundação. “Vim conferir com meus olhos por que Jundiaí é esta referência em tantos temas”, brincou.
[tdj-leia-tambem]
Peroni, que conduz as reuniões quinzenais com o Comitê das Crianças, destacou parceiros e iniciativas da Prefeitura para o segmento, bem como o funcionamento do Comitê. “As demandas das crianças são levadas a um Grupo de Trabalho Intersetorial, que discute a sua aplicação. Além disso, o Comitê participou das discussões para as elaborações dos Planos Diretor, Plurianual e de Mobilidade. Essa priorização da escuta da criança, juntamente com a transformação de políticas públicas relacionadas à área do urbanismo, está atrelada à Rede Latino-americana Cidade das Crianças, concebida pelo pedagogo Francesco Tonucci, à qual Jundiaí aderiu em 2018. Por isso, aproveito também para convidar Caruaru para fazer parte dessa rede”, disse.