Jundiaí recebe van adaptadas
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí recebeu cinco vans adaptadas, totalizando R$ 1,7 milhão através do programa Cidade Acessível do Governo do Estado de São Paulo. A cidade usa as vans para o transporte de pessoas com deficiência e comportam até três pacientes e quatro acompanhantes.

Além disso, os veículos contam com elevador na porta traseira, amplo espaço e conforto, e ar condicionado. Os motoristas são especializados tanto no transporte, quanto em primeiros socorros.

“A aquisição desses novos veículos é um grande avanço para Jundiaí, que poderá atender as pessoas com deficiência de forma mais humanizada, segura e que proporcione mais qualidade de vida, principalmente àquelas que tem dificuldades motoras”, afirma o Prefeito Luiz Fernando Machado.

De acordo com o gestor de Saúde, Tiago Texera, Jundiaí realiza 50 transportes de pessoas com deficiência que utilizam serviços ofertados pelo SUS. “Com as novas vans adaptadas pretendemos aumentar a oferta em aproximadamente 30%. Vale destacar que os pacientes deixam de fazer o transporte em ambulâncias, para utilizar um veículo que traz muito mais conforto”, explica.

Jundiaí recebe van adaptadas
Foto: Prefeitura de Jundiaí

[tdj-leia-tambem]

Investimento em acessibilidade

O programa, lançado em setembro de 2021, prevê, a partir de parcerias com as cidades, investimentos de R$ 110 milhões em equipamentos e obras de acessibilidade. Assim, o projeto busca melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência.

“A gestão do Prefeito Luiz Fernando Machado, desde 2017, acolhe as demandas das pessoas com deficiência e busca avançar em políticas públicas voltadas para esse grupo. Firmamos esse convênio que trará mais benefícios, além dos veículos que permitirão o transporte do usuário com toda comodidade e segurança”, ressalta o gestor da Casa Civil, Gustavo Maryssael.

Jundiaí recebe van adaptadas
Foto: Prefeitura de Jundiaí

De acordo com dados de 2021 da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), a cidade possui 28.889 pessoas com deficiência, sendo 8.541 com deficiência motora. Segundo a Prefeitura de Jundiaí, as vans ficarão à disposição do SAEC (Serviço de Atendimento Especializado à Crônicos) e os serviços serão iniciados em breve.