
Ainda neste semestre, Jundiaí receberá 68 novos veículos que renovarão e ampliarão a frota de ônibus de transporte público da cidade. Esse é o maior investimento e maior quantidade de ônibus entregue de uma vez para o Sistema Integrado de Transporte Urbano (SITU).
Nesta quarta-feira (17), o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi acompanho a produção dos veículos, em Botucatu. Também visitaram a montadora o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz; gestor de Inovação e Relação com o Cidadão, Thiago Maia; e equipes do departamento de Transportes de Jundiaí.
De acordo com a Prefeitura de Jundiaí, os novos ônibus terão ar condicionado, carregadores para celular e outras tecnologias. “O principal objetivo do programa Mobilidade Total, criado pelo prefeito Luiz Fernando Machado, é implantar ações e investir para um serviço de qualidade e eficiente no transporte coletivo, estimulando a população a utilizá-lo, com conforto, já que além de renovar a frota, parte dos veículos será utilizada para criação de novas linhas”, afirma Parimoschi. Além disso, ele ressalta que o trabalho de inovação é importante também para Jundiaí se tornar, cada vez mais, uma cidade inteligente e sustentável.

20 anos do SITU
Em 2023, a comemoração dos 20 anos, o SITU contará com vários investimentos. “Nesses anos, a frota foi se modernizando, sendo atualmente, composta por 100% de veículos adaptados e acessíveis aos cadeirantes. E estamos em fase de teste do wi-fi nos ônibus”, comenta o gestor da UGMT, Aloysio Queiroz.
Com parceria entre a Prefeitura de Jundiaí e as empresas concessionárias de ônibus, os novos veículos permitirão a implantação de novas linhas, já em estudo. “O cidadão tem o direito de ir e vir, previsto na Constituição. Então queremos investir para que esse direito seja oferecido com respeito e dignidade”, explica a coordenadora do departamento jurídico das empresas concessionárias do SITU, Roberta Russo.
[tdj-leia-tambem]