Foto: Prefeitura de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Saúde de Jundiaí anunciou que, através da intensificação das ações de conscientização de prevenção do câncer de mama, a cidade registrou recorde de agendamento de exames de mamografia. De acordo com a pasta, neste ano, Jundiaí teve aumento de 50% em relação aos demais meses do ano.

A enfermeira Fabiana Montoro Novo, 42 anos, fez a sua primeira mamografia neste ano. “Passei com a médica Dra. Júlia Adde, da UBS Esplanada, para verificar o resultado do meu primeiro exame de mamografia. O exame estava sem alterações e me recomendou repetir em um ano. Na mamografia é possível detectar o câncer de mama em um estágio extremamente inicial, em que a chance de cura é muito alta”, explica a enfermeira. “Quem cuida das pessoas também precisa se cuidar”.

Além dela, outras 3 mil mulheres realizaram o exame preventivo neste mês de outubro. O número é 50% maior que o número de agendamentos nos meses anteriores. Neste período, houve agendamento de 2 mil exames, mas ainda 10% das pacientes não comparecem ao procedimento.

O movimento Outubro Rosa ainda impactou os exames do mês de novembro, com 15% mais solicitações para mamografia, decorrentes das ações da campanha. “Jundiaí trabalha a prevenção do câncer de mama o ano todo. Mas, em outubro, de maneira especial”, destaca a a gestora adjunta da Saúde de Jundiaí, Dayane Martins.

“Desta vez, com a ação massiva de comunicação, das atividades dos Agentes Comunitários de Saúde e de Estratégia de Saúde da Família, seminários e outras iniciativas, conseguimos superar as marcas que tivemos em outros anos. Isso mostra a importância da conscientização da importância da prevenção.”

Tratamento completo

Para a ginecologista e referência em Saúde da Mulher, Erika Pimenta, a precocidade na descoberta é essencial para o sucesso do tratamento. “Em Jundiaí, as mulheres contam com o acompanhamento completo, desde as orientações de prevenção com orientação nutricional, equipes multidisciplinares nas Unidades Básicas de Saúde, oferta de exames de diagnóstico e complementares, cirurgia, quimioterapia e radioterapia, conforme a necessidade de casa caso. O acompanhamento multidisciplinar também é feito após a cirurgia”, reforça. Além disso, ela destaca que a cidade trabalha para agilizar todos os processos entre diagnóstico, tratamento, até a cura da doença.

[tdj-leia-tambem]