
Um dos avanços mais significativos da saúde pública de Jundiaí em 2025 está diretamente relacionado ao cuidado com pacientes oncológicos. Em um período de 12 meses, o município reduziu em 75% a fila de cirurgias oncológicas para pacientes em condições clínicas de realizar o procedimento, um impacto decisivo no prognóstico e na qualidade de vida de quem enfrenta a doença.
A mudança é resultado de uma articulação entre a Prefeitura de Jundiaí, por meio do Departamento de Regulação em Saúde (DRS), e o Hospital São Vicente de Paulo (HSV), referência regional em oncologia.
Além da redução expressiva da fila, o tempo médio de acesso ao tratamento cirúrgico caiu mais de 60%, passando de 180 a 210 dias, em dezembro de 2024, para até 60 dias, prazo recomendado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), conforme balanço realizado pelo hospital em janeiro deste ano. O período de agendamento pode variar de acordo com as condições clínicas de cada paciente.
Ações estruturantes garantem mais agilidade no tratamento
Os avanços foram possíveis graças a um conjunto de medidas adotadas de forma integrada. Entre elas, destaca-se a execução ininterrupta das cirurgias oncológicas no Hospital São Vicente, que antes eram suspensas em momentos de superlotação, conforme previsto no Plano de Capacidade Plena.
Outras ações importantes incluíram:
- Remanejamento de cirurgias de menor complexidade para outras unidades;
- Liberação de salas cirúrgicas do HSV para procedimentos oncológicos;
- Reestruturação das equipes médicas e cirúrgicas;
- Ampliação do uso do centro cirúrgico aos sábados para cirurgias eletivas.
“Com essa nova pactuação, que reconhece a urgência deste tipo de intervenção, conseguimos ampliar as chances de controle da doença e promover mais qualidade de vida aos pacientes que aguardam pela cirurgia”, afirma a diretora do DRS, Suellen Melo.
Cirurgia no tempo certo evita prejuízos ao tratamento
Para o cirurgião oncológico Izandro Régis de Brito Santos, coordenador do serviço de oncologia do Hospital São Vicente, a reorganização do fluxo permite que os pacientes sejam operados no momento adequado, de forma integrada aos ciclos de radioterapia e quimioterapia.
“Isso é muito importante porque evita prejuízos ao tratamento devido à longa espera pela cirurgia, durante a qual o tumor pode voltar a crescer. Com isso, garantimos que tudo seja feito no tempo correto”, destaca.
Da suspeita ao cuidado especializado
O fortalecimento da linha de cuidado oncológico em Jundiaí também passa pelo investimento no diagnóstico precoce e pela organização da rede de saúde para garantir que o paciente chegue mais rapidamente ao serviço adequado.
Nesse contexto, o município mantém parceria com o A.C. Camargo Cancer Center, por meio do Programa Missão A.C. Camargo, que apoia a qualificação da rede oncológica municipal. A iniciativa contribui para aprimorar toda a jornada do paciente com câncer — desde a suspeita inicial e o diagnóstico até o encaminhamento para tratamento e acompanhamento especializado.
“A proposta é garantir que o paciente seja direcionado à ‘porta certa’ diante de sinais e sintomas suspeitos, com um olhar mais humanizado e integrado, reduzindo atrasos e aumentando as chances de um tratamento eficaz”, ressalta a secretária de Promoção da Saúde, Márcia Facci.
Resultados que salvam tempo e vidas
Com a integração entre gestão, hospital de referência e qualificação da rede, Jundiaí consolida avanços importantes no cuidado oncológico, assegurando mais agilidade, eficiência e qualidade no atendimento aos pacientes do SUS.