Pessoas tomando vacina
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A campanha de vacinação contra a gripe em Jundiaí já aplicou 117.513 doses desde 7 de abril, alcançando 48,53% da população-alvo. O número supera o registrado no mesmo período de 2024, quando haviam sido aplicadas 95.774 doses. Mesmo com o avanço, a Prefeitura mantém foco em atingir a meta do Ministério da Saúde, que prevê 90% de cobertura vacinal.

Vacinação em grupos prioritários

Entre idosos, crianças e gestantes, que fazem parte do grupo prioritário, foram aplicadas 56.152 doses em 2025, contra 49.496 no mesmo período do ano anterior. A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família de segunda a sexta-feira, durante o horário de funcionamento das salas de vacinação.

Além das UBSs, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) tem realizado ações em terminais de ônibus, parques, escolas e no Maxi Shopping (Espaço Jundiaí Empreendedora) para facilitar o acesso da população.

Preocupação com o aumento de casos graves

A gestora de Promoção da Saúde, dra. Márcia Facci, destaca que, apesar dos avanços, a campanha não pode parar:

“Registramos crescimento, mas isso não significa que vamos baixar a guarda. O chamado para a população que não buscou pela dose continua. Estamos no inverno, período em que ocorre maior circulação dos vírus respiratórios. Além disso, os quadros de síndrome gripal estão mais severos em 2025, principalmente em crianças menores de dois anos e idosos, exigindo internações mais prolongadas e cuidados mais complexos. Somente com a vacinação em massa, podemos melhorar esse cenário.”

Até o momento, Jundiaí acumula 411 internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em 2025, sendo 80 delas causadas por Influenza, com 12 óbitos confirmados.

Composição da vacina e eficácia

Produzida pelo Instituto Butantan, a vacina deste ano contém as cepas Influenza A/Victoria (H1N1), A/Croácia (H3N2) e B/Áustria (linhagem Victoria), predominantes no Hemisfério Sul em 2025. Segundo o Ministério da Saúde, a imunização reduz entre 60% e 70% os casos graves e óbitos relacionados à gripe.

Novos pontos de vacinação neste sábado

Para ampliar ainda mais a cobertura, neste sábado (5), a UGPS vai oferecer a vacina em três locais estratégicos:

  • Praça da Matriz, das 10h às 16h;
  • Parque da Cidade – Jardim Japonês (Rodovia João Cereser, km 66, bairro do Pinheirinho), das 8h às 12h;
  • UBS Central (Rua Antonio Segre, 71, esquina com Av. Henrique Andrés), das 10h às 16h.

Para receber a vacina, é necessário apresentar documento com CPF. No caso de crianças, também é preciso levar a carteirinha de vacinação.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4