
A adoção do programa Muralha Paulista impulsionou uma nova fase da segurança pública em Jundiaí. Desde setembro, quando a Prefeitura passou a integrar a iniciativa do Governo do Estado, mais de 9,2 mil alertas foram emitidos no município para checagem e identificação de indivíduos procurados ou com mandados de prisão em aberto.
Hoje, mais de 130 câmeras, incluindo dispositivos de empresas e moradores, estão conectadas ao banco de dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-SP).
Avanço tecnológico na segurança
A Central de Monitoramento da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) passou a desempenhar papel ainda mais estratégico na identificação de foragidos. O prefeito Gustavo Martinelli reforça que a gestão aposta na tecnologia como eixo fundamental do planejamento.
“Jundiaí está avançando em segurança com planejamento, inovação e responsabilidade. O reconhecimento facial é mais uma ferramenta que reforça o trabalho da Guarda Municipal e protege as pessoas. A tecnologia é aliada da eficiência e da prevenção”, destacou.
O secretário de Segurança Pública, Guilherme Balbino Rigo, explica que o Muralha Paulista funciona como um integrador de dados, permitindo que a identificação por reconhecimento facial realizada em Jundiaí alcance suspeitos de todos os estados brasileiros.
“Nosso modelo de gestão valoriza a inteligência territorial, a capacitação profissional constante, investimentos em tecnologia e a articulação com as demais Polícias, o Ministério Público e o Poder Judiciário. Segurança pública eficiente é aquela que entrega resultados sem abrir mão da legalidade, da transparência e do compromisso com a cidade”, afirmou.
Prisão de criminoso reincidente
No último sábado (22), a GMJ prendeu um homem procurado pela Justiça, com longa ficha criminal e acusado de dezenas de furtos de veículos na cidade. A detenção ocorreu após o sistema de monitoramento identificar o suspeito na estação ferroviária.
Apesar de tentar despistar as câmeras escondendo o rosto com boné e óculos, ele foi reconhecido e abordado. A ação só foi possível graças ao trabalho prévio do Departamento de Inteligência da Secretaria Municipal de Segurança Pública, que já havia mapeado o padrão de atuação do criminoso. No momento da prisão, ele usava uniforme de manutenção de ar-condicionado e carregava ferramentas usadas em furtos.
Estratégia e integração para resultados rápidos
As câmeras instaladas no segundo semestre deste ano reforçam o monitoramento em diversos pontos da cidade. Para o secretário de Segurança Pública, essa ampliação demonstra o avanço do município na proteção da população.
“Essa ação mostra, mais uma vez, que Jundiaí avança com tecnologia, integração e estratégia. O trabalho de inteligência foi decisivo e a atuação da Guarda Municipal demonstra que não há espaço para quem escolhe nossa cidade para cometer crimes”, enfatizou.
O diretor do Departamento de Inteligência em Assuntos de Segurança Pública da SMSP, Odair Roberto Matenauer, ressalta que os resultados já são visíveis.
“Esta tecnologia, somada ao reforço do patrulhamento, à integração com as forças policiais e à constante capacitação do efetivo, já apresenta resultados concretos na redução dos índices criminais a curto prazo”, pontuou.
Política pública estadual
O programa Muralha Paulista foi criado pelo decreto 68.828, em 4 de setembro de 2024, com foco no controle da mobilidade criminal no Estado. A iniciativa busca aumentar o risco para criminosos durante deslocamentos, elevando a probabilidade de prisão e fortalecendo a prevenção.