Mãos cheia de bolinhas
Foto: Freepik

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), através da Vigilância Epidemiológica (VE), informa que Jundiaí registra 25 casos de varíola dos macacos, ou monkeypox. Os resultados foram recebidos até segunda-feira (5), enviado pelo Instituto Adolfo Lutz.

O 23° caso é um homem, de 27 anos. Seus sintomas se iniciaram em 21 de agosto e após oito dias, ele buscou atendimento. Ele segue em isolamento, sem a necessidade de internação e sem casos secundários, até o momento.

O 24° caso é um homem de 31 anos, que começou a ter sintomas em 26 de agosto e procurou atendimento em 30 de agosto. O paciente segue em isolamento, sem a necessidade de internação e sem casos secundários a partir desta positividade, até o momento.

Já o 25° caso é um homem de 23 anos que teve o início dos sintomas em 25 de agosto. O paciente buscou atendimento, em 29 de agosto, e segue em isolamento sem a necessidade de internação. Até o momento, não houve casos secundários a partir desta positividade.

O acompanhamento pela equipe de Saúde permanece por 21 dias, prazo indicado como período de transmissão, ou até enquanto as lesões cutâneas permanecerem.

A transmissão da varíola dos macacos, ou ‘monkeypox’, acontece, principalmente, por contato íntimo com uma pessoa infectada. O vírus pode entrar  no corpo por lesões na pele, pelo sistema respiratório ou pelos olhos, nariz e boca.

Os sintomas se enquadram em febre, erupções cutâneas, dor de cabeça, dor nas costas ou musculares, inflamações nos nódulos linfáticos, calafrio e exaustão.  Há vacina para a doença, porém ainda não está disponível no Brasil.

[tdj-leia-tambem]