
Jundiaí renovou, nesta terça-feira (21), mais um ano do Programa Atleta do Futuro (PAF), desenvolvido por meio de convênio entre a Prefeitura e o Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP). A assinatura do convênio foi feita pelo prefeito Luiz Fernando Machado e representantes do Sesi e da Astra, empresa que apadrinha o projeto em Jundiaí.
O programa passa a contar com 200 vagas no próximo ano, que podem aumentar de acordo com a demanda, nas modalidades basquete, vôlei, ginástica rítmica e handebol para crianças e jovens de seis até 17 anos. Os treinamentos serão feitos pelos profissionais da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), com base no modelo de desenvolvimento PAF, visando várias etapas de formação das crianças e adolescentes.
“O PAF é um trabalho consagrado, que atende não somente alunos do Sesi, como a cidade, com oferta de formação em esporte para o desenvolvimento social e oportunizando o atendimento para todas as crianças e jovens. A iniciativa vem ao encontro com o trabalho que desenvolvemos na nossa administração, no sentido de proporcionar a todos os moradores as mesmas oportunidades. Sem contar que o esporte, como instrumento pedagógico, se integra às finalidades gerais da educação e da formação para a cidadania”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado.
De acordo com o gestor da UGEL, Luís Claudio Tarallo, o PAF é um programa de excelência e reconhecido nacionalmente. “Eu mesmo já fui professor do PAF e posso ressaltar a excelência do programa. A parceria entre a Prefeitura de Jundiaí e o SESI, se consolida há anos por meio do Programa Atleta do Futuro que contempla os objetivos de fomento ao esporte e as práticas de atividades físicas”, afirma.
[tdj-leia-tambem]
Para o vice-presidente do CIESP, Vandermir Francesconi Junior, a parceria entre o Sesi e a Prefeitura garante acesso a crianças que não são alunos do Sesi à metodologia de ensino. “O PAF é uma parceria entre o Sesi e a Prefeitura e uma empresa madrinha, que neste caso é a Astra. O importante disso é que as crianças tenham oportunidade de praticar esporte da mesma forma que praticariam se fossem alunos do Sesi, onde tem esporte de rendimento, e que permite às crianças se desenvolverem, não só na área esportiva como de maneira geral. É uma vantagem para cidade”, detalha.
A diretora do centro de atividade do Sesi, Alexandra Salomão Miamoto destacou que a finalidade do projeto é formar bons cidadãos. “Iremos implantar nossos conceitos de trabalho em equipe através da prática esportiva em Jundiaí. Estamos muito felizes com essa parceria. Todos os alunos recebem uniformes”.