Trabalhador com equipamentos de segurança realiza reordenamento de cabos de telecomunicações em poste entre galhos e flores de árvore.
Reordenamento de Cabos na Avenida Clemente Rosa (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí iniciou o primeiro reordenamento de cabos de 2026, ação que reforça a segurança urbana e contribui para a melhoria visual dos bairros. O programa promove a retirada de fios caídos, em desuso ou sem identificação pertencentes às empresas de telecomunicações, em parceria com a concessionária CPFL Piratininga e operadoras que atuam no município.

Segurança e estética como prioridades

Segundo o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos (SMISP), Jeferson Coimbra, o trabalho integrado é essencial para a cidade. “O trabalho que a Prefeitura realiza em conjunto com a CPFL e as empresas de telecomunicações é de suma importância, pois reduz o número de acidentes com pedestres, ciclistas e motoristas e melhora significativamente a estética das ruas e avenidas”, explicou.

Ações concentradas na Região Sul

Nesta primeira etapa de 2026, os serviços estão concentrados na Região Sul, com foco nas vias de maior fluxo da Vila Maringá. Até março, equipes atuarão em ruas e avenidas estratégicas do bairro; na sequência, o reordenamento avançará para cerca de 2 mil postes nas vias adjacentes.

O diretor de Iluminação Pública, Carlos Bocci, detalhou a operação. “Na Vila Maringá, são mais de dez equipes das empresas de telecomunicações envolvidas. É um processo que demanda tempo, mas apresenta resultados concretos. Além do mutirão, contamos com equipes que atendem às demandas registradas pelo canal 156. Buscamos agir o mais rápido possível, independentemente de qual empresa seja responsável pelo cabo”, afirmou.

Aprovação da comunidade

Morador da Vila Maringá há 35 anos, o técnico em radiologia Guilherme Cruzatti destacou os benefícios da iniciativa. “O trabalho é muito bom. Melhora a estética do bairro e retira fios que não são utilizados. Parabéns aos envolvidos nesse trabalho de reordenamento”, comentou.

Como solicitar atendimento: moradores podem registrar ocorrências de fios irregulares pelo canal 156, contribuindo para agilizar as ações no bairro.