Técnico atua no reordenamento da fiação aérea em poste de Jundiaí, SP.
Técnicos atuam no reordenamento da fiação em várias vias da cidade (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí deu início nesta quarta-feira (11) à terceira fase do reordenamento de cabos de telefonia, projeto que busca melhorar a segurança, a estética urbana e a organização da fiação aérea em diversos bairros da cidade. A ação é conduzida pelo Departamento de Iluminação Pública, da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), em parceria com a CPFL Piratininga.

Fiscalização técnica e cortes de cabos irregulares

Nesta nova etapa, a CPFL Piratininga contratou uma empresa especializada para realizar auditorias nos serviços prestados por operadoras de telecomunicações. O diretor do Departamento de Iluminação Pública, Carlos Bocci, explica que a fiscalização será rigorosa com empresas que não estiverem em conformidade.

“Aquelas que não estiverem cadastradas na concessionária terão os cabos cortados. O mesmo acontece com empresas regulares que mantêm fiação irregular ou abandonada nos postes”, afirmou Bocci.

Enquanto a Prefeitura se responsabiliza pela fiscalização visual, a CPFL atua com o suporte técnico necessário para garantir o cumprimento das normas.

Ação começa na Vila Hortolândia e segue por outros bairros

Os trabalhos desta fase foram iniciados na avenida Olívio Roncoletta, na região da Vila Hortolândia, com abrangência também nos bairros Vila Lacerda, Jardim Shangai e adjacências. Nos próximos dias, o cronograma prevê o avanço das ações pela rua do Retiro, seguindo em direção ao bairro Anhangabaú.

Segundo Bocci, o planejamento leva em conta áreas com maior complexidade técnica, o que demanda mais tempo de execução:

“Sabemos que existem pontos mais críticos, como travessias de rios, onde os cabos são mais pesados e exigem o uso de equipamentos específicos. Por isso o prazo estimado para a conclusão deste terceiro polígono é de pelo menos 30 dias.”

Histórico da ação

O reordenamento da fiação aérea teve início em fevereiro deste ano. Nas fases anteriores, as equipes atuaram em 1.930 postes localizados nos bairros Novo Horizonte, Almerinda Chaves, Residencial Jundiaí I, Residencial Jundiaí II e Distrito Industrial.

[tdj-leia-tambem]

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4