(Foto: Prefeitura de Jundiaí)
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Ontem (3), o Governo do Estado anunciou a liberação do uso de máscaras de proteção no transporte público. A recomendação foi do Conselho Gestor da Secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde de São Paulo. A decisão vale a partir de hoje (9), e o uso passa a ser opcional.

Questionada, a Prefeitura de Jundiaí diz que, “assim como tem feito ao longo de toda a pandemia”, seguirá a orientação do Estado. “Um novo decreto será publicado, nos próximos dias, seguindo os protocolos”, informou.

O governo pondera que a obrigatoriedade da utilização de máscaras permaneça nos locais destinados à prestação de serviços de saúde.

Segundo nova avaliação feita pelo Conselho Gestor, formado por especialistas em saúde pública, o atual cenário epidemiológico da covid-19 permite flexibilizar a restrição. O órgão orienta que a população siga utilizando máscaras nos meios de transporte coletivo, como metrôs, ônibus e trens. A recomendação vale especialmente aos grupos de risco, como idosos a partir dos 60 anos de idade e pessoas imunossuprimidas.

[tdj-leia-tambem]