
Com a previsão de queda da temperatura ao longo da semana, a Prefeitura de Jundiaí retomou a “Operação Noites Frias”, para ajudar pessoas em situação de rua. Além disso, o projeto aumentou as equipes e intensificou a busca-ativa e oferta de acolhimento nos abrigos municipais.
Assim, com o aumento das equipes, a Operação também aumentou as vagas para pernoite nos abrigos, para proteger contra o frio e preservação da vida. Além das buscas-ativas, os profissionais do Centro Pop – na rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504 – Centro de Jundiaí – também direcionarão quem ir até o local, para os abrigos.
Este ano, a Operação Noites Frias começou em abril e acionada por 83 noites descontínuas. No total, realizaram 5570 abordagens e cerca de 4 mil acolhimentos (pernoites).
[tdj-leia-tambem]
Quem aceita o acolhimento é direcionado ao abrigo, inclusive se acompanhado de animal de estimação. No abrigo municipal, o cidadão recebe, além do pernoite, alimentação, roupa, espaço para higiene pessoal e atendimento técnico. Enquanto isso, para quem recusa o acolhimento, as equipes disponibilizam cobertores, luvas, gorros e meias para a proteção contra o frio. Ainda esse ano, o grupo também disponibilizou mais de 1700 cobertores.
Quem identificar pessoa em situação de rua pode ligar para o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) no número 98531-0146. A linha atende 24 horas por dia.