Jundiaí volta para a fase amarela. (Foto: Divulgação)
Jundiaí volta para a fase amarela. (Foto: Divulgação)

O município de Jundiaí, assim como o restante do Estado, retrocedeu para a fase amarela do Plano SP, que restringe horários de atendimento do comércio e capacidade de atendimento. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (30), pelo governador João Dória (PSDB).

Com o anúncio, a partir desta quarta-feira os estabelecimentos comerciais podem funcionar com restrições e estão limitados a atender com 40% da capacidade. Ainda de acordo com o anúncio do governador, os estabelecimentos podem funcionar dez horas por dia e os restaurantes podem abrir até 22h. Eventos com público em pé estão proibidos.

O presidente da Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí, Mark William Ormenese Monteiro, diz que este retrocesso é muito ruim para o comércio, principalmente neste período de Natal, a principal data para o varejo.

“Entendemos que é necessário conter um novo avanço da doença na cidade mas é muito triste ter de reduzir a capacidade atendimento e não poder estender o horário de funcionamento, o que tradicionalmente ocorria todo mês de dezembro”, afirma.

“Não é o comércio que estimula aglomeração, ao contrário, quanto mais horas as lojas ficam abertas, mais é possível pulverizar o atendimento. Não adianta fechar o comércio e as pessoas continuarem aglomerando em outros locais. Todos devem colaborar com os protocolos de saúde.”

A ACE aguarda as orientações do governo municipal sobre o funcionamento dos estabelecimentos comerciais durante esta fase.