
Uma reunião com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos foi realizada nesta quarta-feira (8), pela Unidade de Gestão da Casa Civil de Jundiaí, para discutir a construção do Plano Municipal de Políticas Públicas Familiares. A reunião contou com a participação da secretária Nacional da Família, Angela Vidal Gandra da Silva Martins, que falou dos trabalhos na Secretaria Nacional, e da diretora do Departamento de Equilíbrio Trabalho-Família, Estudos, Pesquisa e Avaliação, Lília Nunes dos Santos.
A reunião foi realizada pelo NAPP (Núcleo de Articulação de Políticas Públicas). “Se uma família não vai bem, ela acaba por desestruturar outras”, observou Angela. “E Jundiaí tem dado um exemplo na construção de políticas para a família, sendo uma cidade amiga da família. Cito muito Jundiaí nas palestras que dou.”
“Jundiaí de fato abraça essa questão, através da gestão do prefeito Luiz Fernando Machado. E o desenvolvimento do plano busca fortalecer a sociedade como um todo. Entendemos que a família é um ente fundamental para a boa formação do ser humano”, afirma o gestor da Casa Civil, Gustavo Maryssael.
[tdj-leia-tambem]
O Plano Municipal de Políticas Públicas Familiares está estruturado em cinco eixos temáticos. São eles: 1) Vínculos familiares e formação; 2) Trabalho; 3) Projeção econômica; 4) Equidade e combate à discriminação e violência; 5) Plano de ação.
“O objetivo do plano é fortalecer os vínculos familiares através de políticas públicas específicas e assim combater problemas sociais de forma mais efetiva”, declara o assessor Paulo. “Muito se tem falado de um conflito entre trabalho e família, mas não se trata de um conflito, mas de um enriquecimento. Pois o trabalho traz o sustento e a realização. E a família é o ambiente onde nascemos e nos desenvolvemos como seres humanos”, declarou Lília Nunes.