
As atividades do Ruas de Brincar de edição de aniversário de Jundiaí foi no Jardim Novo Horizonte, neste domingo (19), com a via ocupada pelas crianças e suas famílias para a diversão ao ar livre com inúmeras atividades ao longo do dia.
Nos três primeiros finais de semana de dezembro, o Ruas de Brincar foi realizado no Centro, no Complexo Fepasa e, encerra a programação no Jardim Novo Horizonte. “O brincar é um momento de desenvolvimento para as crianças. Jundiaí, que é uma Cidade das Crianças incentiva que os pequenos e suas famílias se divirtam com brincadeiras conhecidas, e que têm perdido espaço para os jogos eletrônicos. Correr, pular corda, pular amarelinha ou o pega-pega desenvolvem conceitos e conhecimentos que ficarão por toda a vida”, comenta o gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) Marcelo Peroni.
Ao longo do dia foram apresentadas atividades na rua e na EMEB Maria Congílio, que teve o muro pintado com o programa ‘Pé de Infância’, também ação integrante das atividades da Cidade das Crianças, a partir da Rede Latino Americana – Cidade das Crianças e Urban95.
Os participantes também responderam a uma pesquisa realizada pela Organização Cidade Ativa, com foco na identificação das atividades que já realizam, das necessidades e o que agrega interesse entre a população. Segundo a coordenadora e responsável pelo desenvolvimento das atividades Urban95 em Jundiaí, Ursula Troncoso, além da oferta da atividade, o dia foi de coleta de informações. “A pesquisa norteará os interesses da comunidade em relação aos programas já implantados pelo poder público em relação às necessidades das crianças”, detalhou.