
A partir deste sábado (8), o Espaço Expressa receberá sessões de cinema gratuitas por meio do projeto Ponto MIS, uma iniciativa da Secretaria Estadual de Cultura, Economia e Indústria Criativas. A novidade no município é fruto de uma parceria com a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) e irá garantir uma programação gratuita aos sábados na Sala São Paulo – Minas, recém-inaugurada.
O Espaço Expressa está localizado na Avenida União dos Ferroviários, 1760, no antigo Complexo Fepasa. O local oferece estacionamento gratuito e coberto para garantir a comodidade dos visitantes.
Programação de estreia no sábado
Primeira sessão: “Perlimps”
- Para a estreia, a programação de sábado (08) traz duas produções nacionais. A primeira exibição acontece às 13h, com o filme “Perlimps”, dirigido por Alê Abreu e com classificação livre. O filme conta a história de Claé e Bruô, que, em busca da paz entre reinos, superam suas diferenças e partem juntos em uma aventura para encontrar as criaturas misteriosas chamadas “Perlimps”.
Segunda sessão: “Sem Coração”
- Na sessão das 15h, será a vez do filme “Sem Coração”, uma obra dirigida por Nara Normande e Tião. O filme tem classificação indicativa para maiores de 16 anos. Ambientado no litoral de Alagoas, durante o verão de 1966, a história segue Tamara, que aproveita suas últimas semanas em uma vila pesqueira antes de partir para estudar em Brasília. Ao ouvir sobre uma adolescente apelidada de “Sem Coração”, devido a uma cicatriz no peito, Tamara se vê envolvida em uma história de descobertas e mistérios.
Sessões programadas para os próximos sábados
Dia 15: Exibição de “Cidade; Campo”
- No sábado seguinte, dia 15, a programação traz às 14h30 a exibição do filme “Cidade; Campo”, uma coprodução entre Brasil, Alemanha e França, com direção de Juliana Rojas. O filme, com classificação para maiores de 16 anos, explora duas histórias de migração. A primeira segue Joana, uma trabalhadora rural que foge para São Paulo, após sua terra natal ser inundada devido ao rompimento de uma barragem. A segunda conta a jornada de Flávia, que se muda para a fazenda herdada de seu falecido pai.
Dia 22: Oficina “Infâncias no Cinema”
- No dia 22, a programação conta com uma oficina gratuita sobre o tema “Infâncias no Cinema”, que será realizada a partir das 14h na Sala São Paulo-Minas. A oficina será mediada por Cássio Starling. Para participar, os interessados devem realizar inscrição prévia, por meio de um formulário online que será divulgado em breve.
Dia 29: Exibição de “Tromba-Trem: o filme”
- Já no dia 29, o filme “Tromba-Trem: o filme”, dirigido por Zé Brandão, será exibido às 14h. Classificado como livre, o filme narra a história do elefante amarelo Gajah, que, após se tornar uma celebridade e se afastar de seus amigos, precisa de sua ajuda para enfrentar o fim da fama.
Programação futura: curadoria participativa
Para as sessões a partir de maio, a curadoria das produções será inteiramente participativa. O público poderá influenciar a seleção dos filmes, que será realizada em etapas. Na primeira fase, a Câmara Setorial de Audiovisual do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) escolherá dez títulos. Esses filmes serão posteriormente submetidos a uma votação pública, por meio de um formulário online, que será divulgado no site e nas redes sociais da Prefeitura.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-3
[tdj-leia-tambem]