Vacinação em idosa.
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Neste sábado (8), a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí (SP) segue com a vacinação contra a Febre Amarela. O foco está na região rural com ação casa a casa. 

As equipes irão visitar os bairros: Pinheirinho, Champirra, Corrupira, Fernandes e Jardim Celeste. Além disso, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Rio Acima (localizada na Avenida Geraldo Azzoni, 11) estará aberta, das 8h às 16h, para a aplicação da dose na população. É necessário levar a carteirinha de vacinação e um documento com CPF.

Para a coordenadora da Vigilância Epidemiológica (VE), a enfermeira Carolina de Azevedo, a vacinação é a principal forma de proteção contra a doença. 

“Com o registro, no Estado de São Paulo, de casos em humanos e de óbitos, intensificamos os esforços para prevenir a propagação do vírus no Município. Além da ação extramuros nas áreas rurais para orientação, verificação da situação vacinal e aplicação das doses, neste sábado, teremos a UBS Rio Acima realizando a vacinação para a população não imunizada de toda a cidade. É importante que as pessoas busquem pela dose”, destaca a profissional.

Os agentes de saúde estarão identificados por veículos oficiais da Prefeitura de Jundiaí. 

[tdj-leia-tambem]

Atualização em Jundiaí

Neste ano, até o momento, 3.223 doses já foram aplicadas na cidade. Em Jundiaí, o último caso de Febre Amarela foi registrado em 2018.

O esquema vacinal consiste em uma dose única para a população a partir de 5 anos. Para crianças de 9 meses a 4 anos, são necessárias duas doses: a primeira aos 9 meses e a segunda aos 4 anos. Em razão do cenário epidemiológico atual, moradores de áreas rurais estão sendo vacinados a partir dos 6 meses de idade.

A vacina está disponível de segunda a sexta-feira nas UBSs e Clínicas da Família.