Guardas no Centro de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Ao longo desta semana, equipes da Segurança Municipal de Jundiaí têm realizado abordagens para identificação de pessoas foragidas da Justiça. Entre o público alvo estão pessoas em situação de rua, para encaminhamentos à rede de serviços.

De acordo com a Unidade de Gestão de Segurança Municipal, até o momento, não foi identificado nenhum foragido da Justiça entre os abordados na ação. A iniciativa segue na região central e outros pontos com maior concentração de pessoas em situação de rua na cidade.

“Atuamos na identificação de possíveis foragidos do sistema prisional, além de acionar as demais Unidades da Prefeitura para outros encaminhamentos, como a remoção de sujeira e encaminhamentos para a rede de serviços. Levaremos esta ação para outros pontos da cidade também”, explicou o coordenador do Bairro Seguro, o inspetor Dênis Berni. De acordo com ele, o monitoramento é uma atividade constante das equipes, tanto na região Central quanto na Ponte São João.

A ação conta com apoio das Unidades de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP). Além disso, as equipes do Canil, Apoio Tático, Bairro Seguro da GMJ, e representantes das demais Unidades também participam da ação, para atuar no encaminhamento à rede de serviços, retirada de inservíveis e limpeza nos locais.

[tdj-leia-tambem]

Para a assessora de políticas governamentais do Departamento de Proteção Social Especial da UGADS, Renata Mangieri, a atuação da Unidade na ação conjunta visa à inclusão dos abordados nos serviços.

“Com o Centro Pop como porta de entrada, a rede oferta atendimento psicossocial, estrutura para higiene pessoal, alimentação, vaga para pernoite e até mesmo o recâmbio para o município de origem”, conta.