Prefeito Luiz Fernando visitando nova Casa de Passagem
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Na tarde desta segunda-feira (16), o prefeito Luiz Fernando Machado visitou, acompanhado de vereadores, as obras da nova Casa de Passagem que atenderá a população em situação de rua da cidade. De acordo com a Prefeitura, as obras devem ser entregues até o final deste ano.

As novas instalações receberam o investimento de R$ 2,1 milhões e vão atender o serviço vinculado à Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), atualmente prestado pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Serviço de Obras Sociais (SOS).

A nova Casa de Passagem ficará na avenida Aristeu Dagnoni, na vila Argos Velha, e promoverá acolhimento imediato e emergencial de pessoas em situação de rua, em trânsito, com permanência periódica e atendimento em rede.

Para Luiz Fernando, a nova estrutura é um avanço para o serviço oferecido. “Neste momento em que vemos os efeitos e impactos da pandemia na questão da vulnerabilidade social, estas obras demonstram uma conquista importante para o acolhimento digno das pessoas em situação de rua. Qualificar o serviço é uma forma de incluir as pessoas e ofertar as ações da rede socioassistencial, de modo a possibilitar a reconquista de seu protagonismo e trabalhar para o seu processo de saída das ruas.”

Obras em andamento

Até o momento, o espaço já recebeu reforma geral do galpão, onde ficarão a cozinha, refeitório, administração e salas para atividades e cursos. Além disso, foram feitas a pintura e as instalações elétricas e de oito módulos habitáveis, onde ficarão os quartos e os banheiros com acesso para pessoas com deficiência. Até o fim das obras, serão concluídas as construções dos gradis e do canil, intervenções em geral e paisagismo externo.

Além da ampliação da área, as novas instalações irão facilitar não só a circulação das equipes de abordagem social, como o acesso e receptivo dos usuários ao serviço pelo modal férreo, além do recâmbio de indivíduos, quando estabelecido contato com algum familiar ou responsável na cidade de origem. Só neste ano, já foram realizados cerca de 900 recâmbios.

A previsão é de prestação de serviços para 32 pessoas, não alteradas com a mudança do imóvel.

Expectativas

A gestora Maria Brant, explica as novidades que a transferência de sede trará para o serviço. “Além da amplitude do espaço, que trará novas possibilidades para a oferta de serviço, as novas instalações contarão com novidades. Entre elas estão a instalação de um espaço para o acolhimento de famílias em situação de rua e também um canil. Os cachorros de estimação, que também já são acolhidos para o pernoite, agora irão contar também com um espaço próprio.”

“Nestas obras vemos o carinho e profissionalismo da Prefeitura no acolhimento das pessoas em situação de rua. Aqui identificamos novas possibilidades e dignidade para desenvolver cada vez mais atividades relacionadas à convivência e à terapia ocupacional dos acolhidos”, contou o gerente do SOS, Nilson Begiato.

Até a transferência, o serviço segue sendo executado na rua Prudente de Moraes, no Centro, em imóvel da Prefeitura de Jundiaí, para onde deverão ser transferidas atividades de formação pela Divisão de Inclusão Produtiva e Qualificação Profissional da UGADS.

[tdj-leia-tambem]