Foto: Prefeitura de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte de Jundiaí implementou o programa De Olho na Faixa nas proximidades da Horta Urbana do Jardim Guanabara. A iniciativa serve para otimizar a infraestrutura viária e garantir a segurança de pedestres e crianças no entorno da Horta. O programa, conduzido pelo departamento de Engenharia de Mobilidade, abrangeu três intervenções estratégicas: a instalação de sinalização de solo com faixas na cor lima-limão, a colocação de balizadores e a ampliação das calçadas, que agora ostentam uma pintura verde bandeira.

A gestão aplicou o conceito de urbanismo tático para reforçar a prioridade da mobilidade segura e acessível na região. “A requalificação viária tem como objetivo otimizar e harmonizar a convivência entre os motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, despertando a consciência do respeito para a segurança de todos os usuários da via. As cores mais fortes chamam a atenção”, comenta o diretor de Engenharia de Mobilidade, Leandro José Pinheiro.

Morador do Jardim Guanabara há 14 anos, Lucas da Silva Souza já percebeu uma melhora significativa no comportamento dos motoristas e pedestres. “Melhorou bastante. Aqui é uma área com escolas e também um espaço onde as pessoas convivem. Essas cores chamam a atenção.”

Conheça o programa De Olho na Faixa

A Unidade de Gestão de Mobilidade e Trânsito de Jundiaí lançou o programa De Olho na Faixa com o objetivo de incentivar mudanças de comportamento. As ações começaram durante o Maio Amarelo, com foco nas áreas escolares. Agora, equipes de Engenharia e Trânsito monitoram os espaços e coletam dados para embasar futuras adaptações em outros locais, baseados nos resultados positivos.

“O planejamento e melhorias do sistema viário visam tornar cada vez mais a mobilidade sustentável, para ser uma aliada no crescimento do município de maneira mais eficiente, confortável, organizada e segura”, afirma o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.

Além disso, a iniciativa também está alinhada aos princípios do programa “Jundiaí, Cidade das Crianças”, enfatizando o Direito à Saúde e a Garantia à Autonomia. As cores vibrantes utilizadas nas adaptações não apenas promovem a segurança, mas também tornam os espaços públicos mais atraentes e agradáveis.

Visita das crianças

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Os alunos da EMEB Professor Nelson Álvaro Figueiredo Brito conheceram o projeto de engenharia e demonstraram um bom entendimento das regras de trânsito. “Vi onde fica a lombada, porque tem o desenho no papel. E é o mesmo lugar onde fica aqui na rua, tem a mesma placa”, comenta Dulce Maria da Silva, de 6 anos.

Além das melhorias viárias, a área que abriga a Horta Urbana Guanabara ganhará um Parque Naturalizado e um Jardim de Chuva, transformando-se em um ponto de lazer para os moradores do bairro e contribuindo para o contato das crianças com a natureza, promovendo uma experiência enriquecedora.

[tdj-leia-tambem]