
O Comitê das Crianças de Jundiaí entregou documento com as propostas para a melhoria da cidade aos olhos das crianças ao prefeito Luiz Fernando Machado, neste sábado (18). A entrega fez parte das comemorações de 365 anos de Jundiaí e contou com a apresentação oficial da sede do grupo: a Fábrica das Infâncias Japy, que resgata a história da antiga Tecelagem Japy e a oferece, de maneira criativa e não convencional ao desenvolvimento da infância e de políticas públicas para as crianças na cidade.
Para o prefeito Luiz Fernando Machado, o espaço tem vários objetivos. “Além de ser a sede do Comitê das Crianças, é mais um espaço para a oferta de atividades culturais gratuitas para as crianças e suas famílias. Jundiaí é a Cidade das Crianças e busca, com políticas públicas, proporcionar o desenvolvimento saudável que impacta não somente os pequenos, mas também em toda a sociedade. Nada melhor que entregar a elas, no aniversário da cidade, um espaço moldado a partir de suas sugestões e, também, receber, mais uma vez, suas indicações para a aplicação em toda a cidade. Assim que se constrói gerações ativas e uma cidade cada vez melhor”, detalha.
De acordo com o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, articulador do Comitê das Crianças, o documento entregue ao prefeito é resultado do trabalho realizado em encontros virtuais e presenciais, realizados ao longo do ano. “As crianças olham a cidade por ângulos diferentes e apresentam sugestões para melhorias de pontos que impactam no dia a dia de todos. Elas estão interessadas em assuntos como segurança, acessibilidade, limpeza urbana e mobilidade”, explica.
O prefeito destacou as indicações das crianças entre as ações já previstas na gestão e que serão implantadas ao longo dos meses. “As indicações das crianças estão contempladas entre os investimentos previstos, como os R$ 50 milhões em segurança, melhoria das calçadas, ciclovias que estão sendo projetadas para cidade. Elas observam a cidade e indicam ações que farão uma cidade boa para as crianças e boa para todos”, resume.
A Fábrica das Infâncias Japy, é um novo espaço, voltado para a experimentação artística, cultural, formativa, criativa e reflexiva sobre as brincadeiras e as Infâncias. A concepção contou com a contribuição de diversos parceiros e está alinhada com as propostas do programa municipal Cidade das Crianças, da Rede Urban95, do professor Francesco Tonucci, da Fundação Bernard Van Leer e do Instituto Alana.
[tdj-leia-tambem]
As crianças do Comitê contribuíram para a concepção de Parque Naturalizado, em área verde que compõe o espaço. Já os alunos de escolas entorno – Emebs José Romeiro Pereira (o Geva), Maria de Toledo Pontes e Ramiro Araújo Filho – fizeram o percurso a pé da escola até o local e relataram suas opiniões sobre mobilidade. Na região da Japy deverá ser implementada a primeira Zona da Infância na cidade, projeto de intervenção urbana que compreende vias com redução de velocidade, calçadas mais largas e zonas calmas para pedestres. A escuta das crianças sobre o Parque Naturalizado e sobre a Zona da Infância será relatada em duas mostras, que ficarão expostas no local.
O espaço já vem sendo utilizado para atividades culturais, e como parte da programação do aniversário da cidade, ao longo do mês de dezembro, a Cia. Jovem de Dança apresentou a versão adaptada ao local da sua coreografia “Instagrimm”. Neste sábado (18), foram realizadas as apresentações do Coral Infantojuvenil Cidade das Crianças: canções de repertório e canções natalinas (15h), Poin (Pequena Orquestra Interativa), contação de “Histórias no Kamishibai”, com Duda Ohoe e Baby Fusion: Dança com Bebês, com Paula Agnello, para mães e seus bebês. Neste domingo, às 11h, acontece nova apresentação do espetáculo Instagrimm com a Cia. Jovem de Dança. A entrada é gratuita.