Jundiaí altera linhas de ônibus para ampliar atendimento
Jundiaí altera linhas de ônibus para ampliar atendimento

Apenas 14% dos ônibus urbanos brasileiros têm GPS, segundo a terceira edição da pesquisa TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação) Governo Eletrônico, conduzida pelo Comitê Gestor da Internet  no Brasil (CGI.br).

Na contramão da pesquisa, Jundiaí conta com 100% da frota equipada com o sistema de localização, o que permite o acompanhamento de 314 veículos em circulação pela cidade. 

Segundo a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte, o GPS nos ônibus de Jundiaí permite aos passageiros acompanhar, através de aplicativos, como o CittaMobi, a localização dos veículos que desejam utilizar e o tempo de aproximação do ponto. Ao mesmo tempo, as empresas de ônibus e os órgãos gestores podem monitorar pela internet toda a operação.

“A pessoa pode fazer a pesquisa antes de sair do lugar onde estiver e só se dirigir ao ponto de parada no momento que o ônibus for passar. Isso traz comodidade e economia de tempo, além de minimizar o tempo de espera”, explica o gestor Mobilidade e Transporte, Silvestre Ribeiro.

Outra vantagem importante gerada pela instalação do GPS nos ônibus é a possibilidade de verificar o andamento do serviço quando há reclamação de um usuário. 

“Se um passageiro ligar no 156 e informar que o ônibus de uma determinada linha passou atrasado ou não parou em um ponto, com as informações passadas pelo reclamante conseguimos verificar no CSO se a queixa procede e, em caso afirmativo, tomar as providências junto à empresa para solucionar o problema”, acrescenta Silvestre.

[tdj-leia-tambem]

O levantamento TIC Governo Eletrônico investiga o uso das tecnologias de informação e comunicação em dois perfis de organizações: órgãos públicos federais e estaduais de todos os poderes (Executivo, Legislativo, Judiciário), Ministério Público e Prefeituras. 

Em 2017, foram entrevistados, por telefone, 624 órgãos públicos federais e estaduais e 1.062 prefeituras brasileiras.

Tecnologia

O investimento em tecnologia embarcada contempla as ações do programa Mobilidade Total, para dar mais segurança e conforto aos passageiros. Segundo a UGMT, os dispositivos permitem saber desde a localização do coletivo, em tempo real, como é o caso do GPS, até a captação de imagens do que acontece dentro dos ônibus. 

Pagamento com cartão de débito ou crédito 

Passageiros que utilizam o sistema de transporte público de Jundiaí também podem pagar a passagem com cartão de crédito, débito ou pré-pago que disponham da tecnologia contactless (de aproximação), disponível em toda a frota desde 2017. 

Jundiaí é a primeira da América Latina a oferecer essa alternativa de pagamento aos usuários de ônibus, implementada em parceria com a Autopass sem custos para a Prefeitura. No mundo todo, apenas Londres conta com o sistema.

Fonte: G1