
A região de Jundiaí deve registrar baixas temperaturas esta semana mas, ainda assim, sem sinal de chuva. Dessa forma, a Defesa Civil de Jundiaí alerta para cuidados com a baixa Umidade Relativa do Ar (URA).
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, coronel João Osório Gimenez Germano, Jundiaí não havia registrado nenhuma chuva este mês, até o dia 16 de julho. No dia 17, último sábado, a cidade registrou um milímetro de chuva. A média para o mês de julho nos últimos nove anos é de 58 milímetros.
“Não temos previsão de chuvas para as próximas semanas, portanto, a hidratação é essencial”, comentou João Ozório Gimenez. O coordenador salienta a importância de economizar água, umidificar ambientes e evitar a exposição ao sol.
Neste período de estiagem, a Defesa Civil publica duas vezes por semana o boletim meteorológico, com dados sobre a umidade do ar, temperatura e previsão do tempo.
Recomendações
- Reduzir exercícios físicos entre 11h e 17h;
- Umidificar o ambiente com vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins, etc.;
- Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, como áreas vegetadas;
- Consumir bastante água;
- Lavar as mãos com frequência e evitar colocá-las na boca e no nariz;
- Aplicar soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar o ressecamento;
- Evitar aglomerações e a permanência prolongada em ambientes fechados ou com ar condicionado;
- Manter a casa sempre limpa e arejada. O tempo seco aumenta a concentração de ácaros e poeira.
- Não queimar lixo nem provocar queimadas.
Todo munícipe pode cadastrar seu celular, gratuitamente, para receber alertas meteorológicos da Defesa Civil via SMS. Os interessados devem enviar um SMS para o número 40199 com o Código de Endereçamento Postal (CEP) de interesse.
[tdj-leia-tambem]