
Prepare o casaco e um cobertor mais grosso porque a massa de ar polar sobre o Estado de São Paulo vai derrubar ainda mais as temperaturas na região de Jundiaí nos próximos dias. A sensação térmica deverá ser ainda menor e poderá lembrar o clima frio de Campos do Jordão.
De acordo com site de meteorologia Instituto Climatempo, o Estado pode bater recorde de temperatura mais baixa no ano nas madrugadas deste sábado (22) e domingo (23). Em Jundiaí, a temperatura cai para 9ºC a partir desta sexta-feira (21) e na madrugada do domingo, chega aos 8ºC.
A temperatura começou a cair nesta quinta-feira (19), com os termômetros chegando aos 13ºC. Segundo a meteorologista do Instituto Climatempo, Josélia Pegorin, essa massa de ar polar será a mais potente desta estação do ano, porém ela descartou a queda de neve em São Paulo.
“A passagem dessa nova frente fria em conjunto com o sistema de alta pressão pró-frontal criará condições para chuvas fortes”, informa.
A previsão é de que essa onda de frio atue até o domingo, quando começa a perder força e se afastar para o mar. Além do Brasil, a onda de frio também atinge a Argentina, o Uruguai, Paraguai, Bolívia e em parte do Peru.
Mais chuva
Com essa nova frente fria, o risco de temporais é alto nos próximos dias . O volume de chuvas em Jundiaí neste mês já superou a quantidade prevista para agosto, segundo a Defesa Civil. Até esta terça-feira (18), foram 47 mm, superando a média histórica de agosto dos últimos oito anos, que era de 44 mm.
[tdj-leia-tambem]