Caminhos do Centro Histórico é um dos eventos que ocorre no domingo (27). (Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Jundiaí)
Caminhos do Centro Histórico é um dos eventos que ocorre no domingo (27). (Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Jundiaí)

Depois do convite feito pela Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa ao Departamento de Patrimônio Histórico da Unidade de Gestão de Cultura, Jundiaí agora também faz parte da Jornada Estadual do Patrimônio Cultural de São Paulo. O projeto tem o objetivo de promover um resgate histórico, compartilhando com os munícipes memórias e raízes da cidade com uma programação especial. Diversas atividades estão programadas para os dias 25, 26 e 27 de outubro.

Na sexta-feira (25), os alunos de quatro e cinco anos da rede municipal farão visitas no roteiro programado no Passaporte Cultural – Guardiões do Patrimônio, programa da Plataforma de Educação e Cultura integrado aos programas Escola Inovadora e Cidade das Crianças.

Ainda na sexta (25), em um evento aberto ao público às 15h, na Biblioteca Municipal, que fica no Complexo Argos, serão lançados o novo Passaporte Guardiões do Patrimônio e o programa “Pelas Ruas do meu bairro”, outra iniciativa de educação patrimonial pela Plataforma de Educação e Cultura de resgate das histórias e memórias afetivas dos entornos das escolas municipais. Haverá também um passeio virtual do FabLab pelo programa Patrimônio 360.

Já no sábado (26), às 10h, está programada mais uma edição do “Cine Memória”, com a exibição de “A Terra da Uva na Rota do Café”, documentário produzido pela TVTEC Jundiaí sobre a ligação entre Jundiaí e Santos por conta da ferrovia e do ciclo do café. A exibição será realizada na Sala Cult do Paineiras Shopping, que fica na avenida Nove de Julho, 1155, Chácara Urbana. Estarão disponíveis 80 lugares, preenchidos por ordem de chegada. A entrada é gratuita.

[tdj-leia-tambem]

Fechando a programação, no domingo (27), dois eventos programados para a manhã.

Às 9h, o “Memórias Póstumas da Cidade” visita o Cemitério Municipal Nossa Senhora do Desterro. No evento monitorado, serão apresentadas as histórias dos túmulos de personalidades do Município, abordando aspectos artísticos, históricos e sociais do desenvolvimento da cidade. A atividade durará duas horas, com ponto de encontro na entrada principal do cemitério, e os interessados nas 20 vagas devem se inscrever gratuitamente pela internet.

Às 10h, está marcada mais uma saída do programa “Caminhos do Centro Histórico”, visita monitorada pelos pontos do Passaporte Guardiões do Patrimônio com ônibus de 1978 da São João de Turismo totalmente restaurado, desta vez com o Complexo Fepasa como ponto de encontro do grupo. Os interessados nas 36 vagas também devem se inscrever gratuitamente pelo internet.