
A ampliação das condições estruturais dos Centros Esportivos, a consolidação do Plano Municipal do Esporte e o desempenho competitivo do Time Jundiaí foram os principais destaques da Secretaria de Esporte e Lazer de Jundiaí em 2025. O ano foi marcado por ações voltadas à modernização dos equipamentos públicos, captação de recursos e fortalecimento das políticas esportivas no município.
Segundo a secretária Rita Orsi, a gestão teve como prioridade olhar para dentro das 20 unidades esportivas da cidade, garantindo manutenção contínua e melhores condições de uso. “Atuamos na zeladoria, na troca de iluminação em unidades como o Sororoca e na melhoria do paisagismo com apoio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos. Com essas ações, criamos uma ambiência mais favorável para nossos alunos”, destacou.
Centros Esportivos recebem melhorias estruturais
Entre as principais entregas executadas pela Pasta em 2025 estão as ações de manutenção e zeladoria no CECE Aramis Polli, a revitalização da quadra poliesportiva do CECE Léo Nogueira e a revitalização do campo do CECE Francisco Dal Santo, na Vila Rami.
O espaço foi inaugurado no último sábado (20) pelo prefeito Gustavo Martinelli e pela equipe da Secretaria de Esporte e Lazer, reforçando o compromisso da administração municipal com a valorização dos espaços públicos voltados ao esporte e ao lazer.
Plano Municipal do Esporte projeta políticas para a próxima década
No campo do planejamento, um dos avanços mais celebrados em 2025 foi a construção do Plano Municipal do Esporte, elaborada com participação social. “O Plano era um anseio antigo. O documento, aprovado pelo Conselho Municipal do Esporte e debatido em audiências públicas, deve ser apreciado pela Câmara no início de 2026. Ele orientará as políticas esportivas pelos próximos 10 anos e habilita Jundiaí a receber emendas parlamentares e doações privadas”, explicou Rita Orsi.
Time Jundiaí soma conquistas no cenário estadual e nacional
O desempenho esportivo também marcou o ano. Com 55 modalidades e mais de 1.100 atletas, o Time Jundiaí alcançou resultados expressivos em competições estaduais e nacionais.
“A inédita medalha de bronze no revezamento 4×100 metros livre no Brasileiro Infantil de Natação, no Rio, foi simbólica. Os atletas ficaram a cinco centésimos do Minas Tênis Clube. Colocar o esporte público no pódio é bastante louvável”, comentou a secretária.
PEAMA se torna política pública permanente
Outro destaque de 2025 foi o fortalecimento do PEAMA. Neste ano, o prefeito Gustavo Martinelli enviou à Câmara Municipal o projeto de lei que institui o programa como política pública permanente. A proposta foi aprovada pelos vereadores, garantindo continuidade, segurança jurídica e planejamento de longo prazo para as ações voltadas às pessoas com deficiência.
O movimento também serviu de base para o planejamento orçamentário do próximo ano. “Criamos um exercício coletivo de construção, com foco especial na Divisão de Gestão Esportiva. Agora, vamos intensificar o uso de leis de incentivo, com apoio de empresa especializada. Também estamos planejando realizar em agosto os Jogos Escolares em Jundiaí, missão dada pelo prefeito Gustavo Martinelli”, completou Rita.
Planejamento estratégico já mira 2026
Para 2026, a Secretaria de Esporte e Lazer já estruturou um plano estratégico e orçamentário com foco no fortalecimento das políticas esportivas da cidade. “Fizemos um exercício envolvendo várias mãos e mentes, com olhar especial voltado à Divisão de Gestão Esportiva. A ideia é aperfeiçoar a organização das modalidades dos programas Esporte Campeão, que inclui o Time Jundiaí; Esporte Maior, com os atletas acima de 18 anos que participam dos nossos festivais e das aulas regulares; Escola do Esporte e o PEAMA”, finalizou a secretária.
Confira a entrevista completa a seguir: