Imagem aérea de Jundiaí à noite
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Depois de dois anos consecutivos em 8º lugar, Jundiaí subiu duas posições e agora é a 6ª cidade no ranking de municípios mais inteligentes e conectados do Brasil. A Connected Smart Cities elencou a cidade na categoria de cidades entre 100 e 500 mil habitantes.

Além disso, entre as cidades paulistas de mesmo porte, Jundiaí ocupa a 4ª colocação, atrás apenas de São Caetano, Barueri e Santos. A cidade de Jundiaí ganhou destaque pelos indicadores de Educação e Urbanismo, com gestão de qualidade e projetos inovadores em ambas as áreas.

“É com muito orgulho que recebemos a informação de que subimos no ranking. Uma cidade inteligente e conectada é uma cidade que coloca o cidadão em primeiro lugar. O investimento em inovações tecnológicas melhora o serviço público ofertado para a população”, comenta o prefeito, Luiz Fernando Machado.

Para o levantamento, a Connected Smart Cities avalia integração, inovação, colaboração, transparência e foco nas pessoas.

Jundiaí em números

Em 2021, Jundiaí esteve fora do ranking de 100 cidades, e em 2022 alcançou o top 10. No ranking de Cidades Inteligentes e Conectadas, Jundiaí chegou à posição no recorte de cidades entre 100 e 500 mil habitantes, com a nota 5,6.

Em Educação, a partir do recorte em que a cidade está, 99,9% dos docentes do Ensino Médio têm formação superior, de acordo com o Inep. Além disso, a taxa de abandono escolar entre alunos do 1º ano do Ensino Médio público ficou abaixo de 2%.

Jundiaí se destaca com ações inovadoras, como os investimentos em tecnologia nas escolas e projetos, como o incentivo do desemparedamento das salas de aula, alimentação saudável, os alertas e indicadores de saúde de crianças em áreas vulneráveis e o Mundo das Crianças.

A cidade está em 10º lugar no ranking nacional, na categoria Educação.

Enquanto isso, na área do Urbanismo, Jundiaí recebeu a nota 7,5, e também alcançou a 10ª posição do ranking nacional do levantamento da Connected Smart Cities. Na cidade, 99,7% das residências têm água encanada, e 99,5% têm coleta de esgoto. Tanto a lei de Plano Diretor Estratégico, quanto a lei sobre Operação Urbana Consorciada de Jundiaí receberam nota 9. A lei sobre Zoneamento ou Uso e Ocupação de Solo, nota 10.

“Jundiaí trabalha para ser uma cidade cada vez mais inteligente, tecnológica e sustentável. Desde o início dessa gestão trouxemos, ano após ano, o que há de mais moderno em diversas áreas, como a saúde, educação, mobilidade e transporte, entre tantas outras. O reconhecimento veio com a ascensão no ranking e vamos trabalhar para melhorar ainda mais”, diz o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

[tdj-leia-tambem]

Connected Smart Cities

O Connected Smart Cities é a principal iniciativa do setor de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil, e um dos maiores eventos da América Latina. É realizado pela Necta e a Urban Systems e envolve empresas, entidades e governos.

O evento faz parte da Plataforma Connected Smart Cities, que tem por missão encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou megacidades.

Durante o primeiro dia de evento, Luiz Fernando Machado foi um dos palestrantes e abordou temas atuais e importantes para o desenvolvimento de Jundiaí. O prefeito de Jundiaí destacou a construção de uma cidade inteligente para as crianças.

“As crianças são tratadas como prioridade em Jundiaí. Somos a Cidade das Crianças, pois fazemos políticas públicas capazes de dar o suporte necessário para que elas se desenvolvam, quebrem o ciclo de pobreza e vivam em uma sociedade mais igualitária”, explica.