
A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) lançou nesta semana a Trilha de Aprendizagem: Amamenta Alimenta Brasil, durante um encontro técnico que reuniu mais de 350 profissionais da saúde, educação e assistência social no auditório da Universidade Paulista (UNIP), em Jundiaí.
A ação tem como objetivo fortalecer a rede de amamentação no município e integra as atividades do Agosto Dourado, mês dedicado à infância.
Compromisso com a primeira infância
Com a adesão à Estratégia Nacional para Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável no SUS — Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB), do Ministério da Saúde, Jundiaí inicia uma série de ações voltadas ao estímulo da amamentação e da alimentação saudável para crianças menores de dois anos.
“A iniciativa envolve desde a oferta de capacitação para os profissionais da Atenção Básica, a criação de indicadores e a implementação de estratégias focadas na realidade de cada território. Sabemos o quão importante é a amamentação e a alimentação saudável para o futuro emocional e cognitivo de nossas crianças e olharemos de maneira integral para a família e seu bebê, desde o pré-Natal”, afirmou a diretora de Atenção Básica, Tatiana de Luca Barbosa.
A gestora de Promoção da Saúde, Dra. Márcia Facci, reforçou a relevância da adesão ao programa para consolidar políticas públicas da primeira infância.
“A cidade tem ações potentes. Com mais essa, ampliamos o apoio à amamentação, que além dos benefícios já conhecidos para a saúde dos bebês e das mães, é um ato ecológico que não polui, gera economia e reconecta a sociedade com a natureza”, destacou.
Encontro técnico e programação
Durante o encontro, os participantes refletiram sobre o tema da 14ª Semana do Bebê e da Semana Mundial do Aleitamento Materno: “Priorizemos a Amamentação: criemos sistemas de apoio sustentáveis”. A programação incluiu palestras sobre luto materno, epigenética, saúde planetária e amamentação.
Outro destaque foi a apresentação de uma ferramenta voltada à sensibilização e mobilização para criação de ambientes públicos e comunitários favoráveis à amamentação, fortalecendo ainda mais a rede de apoio às famílias.
[tdj-leia-tambem]
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4