
Nesta segunda-feira (27) é comemorado o Dia Mundial do Turismo e o Dia Nacional do Turismólogo, em Jundiaí, o setor é um importante gerador de renda e economia. Segundo o Departamento de Fomento ao Turismo, ligado à Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), 7% das empresas existentes no município têm a Classificação Nacional de Atividades Econômicas vinculada ao setor, o que representa em torno de 3.500 empresas.
“O turismo é um importante motor econômico para Jundiaí, que garante o sustento de muitas famílias e que foi muito afetado durante a pandemia, mas, com o avanço da vacinação, está conseguindo promover uma boa retomada econômica”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.
Antes da pandemia, em 2019, Jundiaí recebeu mais de um milhão de turistas. Uma pesquisa realizada pela UGAAT mostra que 83,3% dos empreendimentos estão recebendo mais turistas do que meses antes da pandemia. “100% dos empreendimentos que participaram do estudo indicaram que houve aumento no fluxo turístico nos últimos meses e 54,5% já precisaram contratar mais colaboradores por conta do crescimento do turismo em Jundiaí”, afirmou o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez.
[tdj-leia-tambem]
Presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e proprietária de adega que está na Rota do Vinho, Mirian Oliveira, comenta que o setor comemora a retomada. “A visitação cresceu pelo menos em 60% e percebemos que recebemos agora um público diferenciado, são turistas de São Paulo, ABC, Baixada Santistas, são grupos que não tinham o hábito de vir para Jundiaí.”, afirma.
Apesar do impacto da pandemia, em 2020, o turismo injetou em Jundiaí 54 milhões de dólares. “No ano anterior, a renda direta gerada pelo setor foi de 181 milhões de dólares. Prevemos um crescimento de 10% neste ano. Estamos otimistas para os próximos meses e para 2022.” disse o diretor de Turismo, Marcelo Moro.
A expectativa é que em 2022 o aumento seja gradativo e com mais velocidade, já que aumentam o número de pessoa imunizadas da população, além da melhora dos atrativos turísticos. “O município se mobiliza e com uma visão de futuro pós-pandemia muito positiva para o turismo. Buscamos recursos para aprimorar nossos serviços e potencializar ainda mais qualidade no atendimento e acolhimento. Estamos otimistas para os próximos meses e principalmente para 2022”, confirmou a presidente do COMTUR.
A cidade conta com seis Rotas Turísticas (Vinho, Uva, Cultura Italiana, Terra Nova, Castanho e Centro Histórico), que oferecem mais de 600 atrativos turísticos como adegas, restaurantes, parques, sítios, museus, entre outros. Para saber mais sobre as Rotas Turísticas, basta acessar o site.