Limpeza de contêiner de lixo em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Departamento de Limpeza Pública de Jundiaí está investindo em soluções sustentáveis para a gestão de resíduos urbanos. Uma das principais iniciativas é o uso de água de reúso para a limpeza dos 2.000 contêineres de lixo distribuídos estrategicamente pela cidade.

Com a prática, a cidade aproveita cerca de 22 mil metros cúbicos de água de reúso por mês. Assim, a gestão gera uma economia significativa e contribui para a preservação dos recursos naturais.

De acordo com José Manoel Pereira de Siqueira, diretor de Limpeza Pública, a medida representa um grande avanço ambiental. “O reaproveitamento da água evita o desperdício e reduz o consumo de água potável, que deve ser reservada para necessidades essenciais, como o consumo humano e o uso hospitalar”, afirma.

[tdj-leia-tambem]

Os contêineres de lixo coletivo estão localizados, principalmente, nos bairros Jardim Novo Horizonte (Estrada Municipal do Varjão), Residencial Jundiaí I e II, Parque Almerinda Chaves, Parque da Represa e Fazenda Grande. Os equipamentos garantem a organização dos resíduos e evitam o acúmulo de lixo nas ruas e calçadas, além de facilitar a coleta.

Limpeza de contêiner de lixo em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Educação ambiental e descarte correto

Para Luciene Ramazotti, coordenadora de Educação Ambiental da UGISP, os contêineres também têm papel educativo. “Eles facilitam a destinação correta do lixo, reduzem a poluição, incentivam a reciclagem e diminuem a proliferação de vetores de doenças, como insetos e roedores”, explica.

Além disso, ela destaca que a colaboração da população é essencial. São exemplos separar recicláveis e usar corretamente os contêineres de lixo.

A Prefeitura segue com ações de educação ambiental, incentivando a população a participar ativamente da construção de um município mais limpo, organizado e sustentável. O uso de lixeiras coletivas e água de reúso é apenas uma das frentes adotadas para modernizar a gestão de resíduos.