Célia Leão em cadeira de rodas conversando com prefeito Luiz Fernando
Foto: Prefeitura de Jundiai

Uma reunião entre a secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, e o prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB), nesta quarta (23), serviu para confirmar a vinda para o município de uma delegacia especializada no atendimento de pessoas com deficiência. A estrutura será a mesma que existe na unidade da capital – primeira do Estado concebida neste formato.

Além do tratamento policial, a estrutura contempla equipe multidisciplinar formada por assistente social, psicólogo e intérprete de Libras, segundo a secretária. “Disponibilizar esse atendimento em Jundiaí será um avanço na garantia dos direitos e da proteção da dignidade das pessoas com deficiência”, destacou Luiz Fernando.

[tdj-leia-tambem]

“Apesar da estrutura ser de uma delegacia convencional, com apuração de denúncias, registro de ocorrências e investigação, o acolhimento humanizado passa a ser um diferencial para melhor acompanhamento dos casos”, explicou Célia Leão.

Segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, pelo menos 70 mil de pessoas residentes na região de Jundiaí têm algum tipo de deficiência.

A Prefeitura de Jundiaí, agora, fará a apresentação da proposta ao Governo do Estado para formalização do convênio.