Jundiaí estuda modelo de segurança de Campinas para integrar ações na RMJ
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Representantes da Prefeitura de Jundiaí realizaram nesta semana uma visita técnica ao Centro Integrado de Inteligência (CIM) da Região Metropolitana de Campinas (RMC). O objetivo da visita era conhecer de perto a estrutura e o funcionamento do sistema de segurança compartilhado pelas Guardas Municipais da região.

Assim, a comitiva contou com a presença do gestor da Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM), Guilherme Balbino Rigo; do diretor de Inteligência da UGSM, Odair Roberto Matenauer; do assessor especial da Casa Civil para a Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ), Thales Delgado; além de outros representantes da própria RMJ.

Integração regional e troca de experiências

Segundo Guilherme Balbino Rigo, a iniciativa reforça a importância da cooperação entre os municípios para aprimorar as políticas públicas de segurança. “Compartilhar informações e práticas bem-sucedidas é fundamental para o fortalecimento da inteligência e da segurança pública de forma integrada. Vamos avaliar o que pode ser adaptado à realidade de Jundiaí e da RMJ”, destacou o gestor.

Além disso, durante a visita, os participantes discutiram a possibilidade de integrar os sistemas de segurança das cidades que compõem as Regiões Metropolitanas. Dessa forma, seria possível ampliar a eficiência das ações preventivas e de resposta a ocorrências.

[tdj-leia-tambem]

Articulação será tema em reunião da Região Metropolitana de Jundiaí

De acordo com o assessor especial da Casa Civil, Thales Delgado, a gestão apresentará a experiência na próxima reunião da Região Metropolitana de Jundiaí, marcada para o dia 17 de junho.

“Queríamos entender na prática como funciona o Centro Integrado de Campinas, especialmente no que diz respeito à articulação regional em segurança pública. A partir das informações coletadas, levaremos a proposta ao prefeito e presidente da RMJ, Gustavo Martinelli, para avaliação conjunta com os demais municípios”, explicou.