
Para encerrar 2019 com mais uma história inspiradora, o Tribuna de Jundiaí conheceu um pouco sobre o projeto voluntário da pequena jundiaiense Lara Viola Cezar, de apenas 12 anos, que conquistou o título de ‘Musa da Literatura’.
Lara desejava ter um canal no YouTube para conversar com outras crianças. Segundo a mãe, Joice Daniele Viola Cezar, de 35 anos, a menina sempre foi bastante comunicativa.
“Na época achei que era coisa passageira, mas com o tempo percebi que ela queria muito mesmo e já fazia isso em casa: ensaiando no quarto e gravando vídeos”, recorda Joice.
Após uma conversa de mãe e filha, a menina decidiu fazer o tão sonhado canal no YouTube. “Tivemos uma conversa séria para definir qual o tema desse canal e se ela daria conta com a demanda da escola”.
O tema foi “literatura”, com indicações de livros e comentários. De acordo com a mãe, a menina é apaixonada pela leitura desde o quarto ano, quando uma professora montou uma biblioteca na sala de aula.
Segundo Joice, o acordo era não instigar o desejo de compra na criança que assiste. Então, ela lia, gostava e indicava para crianças, sempre com o objetivo de “despertar a imaginação”.
Para aproximar ainda mais as crianças, elas optaram por deixar os erros de gravação no final do vídeo: “As crianças adoraram”.
Contadora de histórias
Como amante da leitura, Lara sempre gostou de ler para os colegas e com uma experiência escolar nasceu o seu projeto de contações de histórias nas escolas públicas da região.
Ainda de acordo com a mãe, uma professora convidou a menina para ler uma história para os coleguinhas. “Quando a Lara voltou, me disse: ‘Eu amei, quero muito fazer isso mais vezes”, diz orgulhosa.
No entanto, o projeto permaneceu no papel até que a diretora de uma escola convidou Lara para participar de um evento contando histórias para outras crianças.
“Foi um grande desafio para ela, mas ela deu conta e foi lindo. As crianças além de ouvir a história encantadas por ser uma criança a contadora de histórias e fizeram várias perguntas e o evento foi um sucesso”, relembra.
Trajetória de sucesso
Com o sucesso do canal no YouTube e projeto voluntário, Lara ganhou um curso da Luiza Bitencourt, contadora de história renomada da cidade.
Além disso, no início deste mês, Lara participou do concurso ‘Musa da Literatura’, durante a inauguração da sede da Academia de Letras, Artes e Cultura do Brasil, onde o desafio era arrecadar livros para a primeira Biblioteca Solidária de Campinas e fomentar a leitura infantil.
“Lara foi escolhida com o título de Musa da Literatura pelo seu desenvolvimento”, comemora a mãe.