
Ana Clara Martorano, moradora de Jundiaí, possui talento na arte e viralizou ao desenhar rostos de famosos. Suas obras já foram notadas por famosos como o influencer Iran Ferreira, o Luva de Pedreiro, Jade Picon, Juliette, Anitta e até mesmo pelo Neymar.
Para a artista, a realização mais importante até o momento foi ter a atenção de Neymar em suas obras, que comentou na publicação dela: “um dos melhores que já vi. Parabéns pelo talento”.
“A maioria dos homenageados me manda mensagem, reposta, curte, comenta, principalmente os artistas brasileiros. Mas acho que a minha maior conquista foi o Neymar. Fiz em março deste ano e ele compartilhou no Instagram, comentou, me mandou mensagem. O empresário dele também me mandou mensagem dizendo que ficou muito bom, que foi um dos melhores que ele já tinha visto e que o pai dele e ele ficaram muito felizes”, conta a artista.
Outro famoso que reconheceu o talento de Ana Clara, foi o criador de conteúdo Luva de Pedreiro. A artista fez um desenho do influencer com seu bordão: “Receba”. No Instagram, ele comentou: “ficou magnífico, graças a Deus, pai” e “Você é a melhor do mundo”.
“Ele repostou, me mandou mensagem, me seguiu no Instagram. Acabou que ficou bem próximo de mim, ele até acompanha meus stories. Foi muito legal, bem humilde. Fiquei muito feliz”, continua a artista.

Como começou
Ana Clara contou ao G1, que a ideia de transformar os artistas em arte surgiu após ver um vídeo na internet no qual desenhos de objetos e frutas eram feitos com palavras. Em sua arte, Ana Clara usa sequencialmente o nome ou apelido da pessoa homenageada para formar os retratos.
“Pensei em fazer este modelo de desenho, mas usando imagens de rostos. Fiquei curiosa, fiz o Will Smith para treinar e coloquei nas minhas redes sociais. A galera gostou do desenho e foi pedindo mais. Então, comecei a gravar vídeos mostrando a produção do desenho e comparando com a foto original”, explica.
Seus vídeos viralizaram tanto, que a artista chegou a ser convidada ao Rock in Rio 2021 para fazer alguns trabalhos nas redes sociais, desenhando artistas que se apresentariam no evento.
Atualmente, Ana Clara conta com mais de um milhão de seguidores no TikTok, e quase meio milhão no Instagram. “Minhas contas crescem bastante. Pessoas que eu achava que nunca iram chegar até mim acabaram chegando. É muito gratificante, porque só vai crescendo, nunca para, e isso me incentiva a continuar.”
As artes
De acordo com a artista, cada desenho leva de 30 a mais de 100 horas para ser concluído, dependendo da complexidade do tamanho da arte. Além disso, ela realiza a gravação e edição dos seus vídeos para publicar nas redes sociais.
“Depende muito do desenho que eu faço. O do Neymar eu fiz ele, no fundo tem ele pequenininho, fiz um pouco da bandeira do Brasil e tem muitos elementos. Por isso, demorei nesse mais ou menos 110 horas.”
“Eu faço um esboço da foto da pessoa e utilizo linhas guias. Nisso eu vejo a área que tem mais incidências de luz e sombra na foto. Também vejo as áreas mais claras e escuras, faço a técnica do pontilismo com as letras e depois faço as camadas das palavras que formam o claro e escuro da imagem e acabam por formar a pessoa”, finaliza.

Doença Motora
A paixão de Ana Clara pela arte, começou aos 14 anos, quando um tratamento contra uma doença motora a impediu de brincar com suas amigas por precisar ficar em uma cadeira de rodas. Através dos desenhos, Ana encontrou uma distração para superar os obstáculos.
“Fiz um tratamento ortopédico na minha perna esquerda por conta de uma pioartrite que tive ainda no hospital, logo que nasci. A doença acabou gerando uma sequela no crescimento da minha perna e precisei fazer um longo tratamento de alongamento ósseo, no qual tive que fazer inúmeras cirurgias e usar cadeira de rodas até os 14 anos para me locomover. Como não conseguia brincar e correr, me encontrei no desenho e na pintura”, relatou.
Recuperada, agora a artista leva uma vida normal, mantém o hábito de desenhar e entrou para a faculdade de design. Além disso, pretende seguir a carreira na área de desenvolvimento de produto e gráfica.

[tdj-leia-tambem]