
A moradora do bairro Jardim São Camilo, em Jundiaí (SP), Ana Paula Toledo, 28 anos, realizou o sonho de lançar seu conto em uma das feiras literárias mais importantes do Brasil, a Bienal do Livro no Rio de Janeiro, que segue até domingo (08).
Ana, que estudou em escola pública e é formada em Artes Cênicas, contou ao Tribuna de Jundiaí que resolveu participar do concurso de contos da Editora Qualis dois dias antes do prazo de inscrição se encerrar.
“Eu fiquei sabendo do concurso dois dias antes do prazo final, quase não acessava o Facebook na época”, recorda. “Uma amiga muito querida, e também escritora, a Bia Carvalho, que me incentivou a participar”, revela.
Após conquistar seu lugar na antologia “Apaixone-se”, Ana revela que nunca imaginou ter sido selecionada. “Existiam muitos contos e o meu ter sido selecionado é algo que nunca imaginei. Parece um sonho, mas eu sei que é um sonho real”, afirma.
O conto de Ana inspirado na música de Ed Sheeran, Photograph (fotografia em português), foi escrito há três anos em uma ocasião especial, ela queria presentear a escritora Samanta Holtz.
Após ficar todo esse tempo engavetado, ela decidiu inscrever ele no concurso literário. “Então, peguei uma tarde pra reler, revisar e fazer cortes necessários”, explica.
“É uma colcha de retalhos que precisa ser muito bem costurada pra não ficar nada desfiando e nem sem nexo também”, brinca.
O conto “Por um Momento” narra a história da fotógrafa Laura que tem uma conexão muito forte com as fortes. “O sentido pra ela é diferente, tem uma essência mais forte porque o que dura por um momento, a foto consegue eternizar”, diz sem muitos detalhes para não dar “spoilers”.
Agora, ela participa da segunda parte do concurso: são três antologias com temas diferentes, qual delas vender mais durante a Bienal ganhará um livro para cada conto que compõe a antologia. “Então, agora é cruzar os dedos e esperar o resultado”, diz otimista.
O livro “Apaixone-se” é composto por 15 contos românticos inspirado na frase do escritor Mário Quintana: “É tão bom morrer de amor e continuar vivendo…”. Para comprar seu exemplar, basta clicar aqui.
