
O prazo aberto pela Prefeitura de Jundiaí para as contribuições da população ao novo Plano Plurianual (PPA) 2022/2025 se encerram nesta sexta (9). O Tribuna de Jundiaí perguntou aos leitores quais são as prioridades para o município – que é um dos mais bem conceituados do Brasil em termos de qualidade de vida – e a maioria das respostas convergiu para áreas como segurança pública, cuidado com os animais domésticos, mobilidade urbana, mais áreas de lazer e instrumentos para manter ainda mais preservada a Serra do Japi.
“Mais segurança nos bairros. Ponte São João, por exemplo, à noite”, escreveu Gilcilene (@gilcilene-gil), no Instagram. “Emprego e segurança”, destacou Tania Delvechio (@engtaniadelvechio). “Gostaria que o prédio abandonado ao lado da estação de trem virasse um complexo turístico, baseado na cultura italiana da cidade e ferrovia”, pediu L’Isolana Cidadania Italiana (@lisolanacidadaniaitaliana). “Criem um planejamento descente de ciclovia para toda a cidade de Jundiaí. Diversos ciclistas estão preocupados com a situação atual em relação ao crescimento no número de bikes rodando”, apontou Ruiter Bestetti, entre outras sugestões que foram dadas no comentário (@hokagruiter).
“Um hospital veterinário, urgente!”, comentou Luiza Baggio, no Facebook. “Uma área grande de lazer para a Vila Nambi, com pistas de caminhada. Terrenos baldios têm de sobra”, disse Rosana Machado.

Em relação à saúde, quase nenhum apontamento foi feito neste exercício de conhecimento da vontade popular, executado pelo Tribuna. Houve pedidos para melhor atendimento em UBSs e apenas uma pessoa criticou a saúde de maneira generalizada, sem especificar qual era o problema. Ela foi rechaçada por outra leitora. “Não acho. Mora em alguma cidade vizinha ou no interior do Nordeste que você vai ver o que é saúde para reclamar!”, disse Cícera Sampaio (@cicera_sbb).
De qualquer forma, há necessidade de que as sugestões sejam feitas diretamente à pesquisa pública aberta pela Prefeitura. Todas elas serão analisadas pelos gestores municipais e, caso sejam viáveis, podem fazer parte do documento – que será apreciado em agosto, pelos vereadores.
Procedimento
Ao opinar, a pessoa pode ou não se identificar no questionário, que pede para que sejam identificadas três prioridades do bairro e as soluções que seriam dadas para aquelas necessidades apontadas. Depois desta sexta, quando se encerra a fase de sugestões, os técnicos da administração municipal vão analisar os dados e passar a produzir o documento que irá para o Legislativo. Antes disso, uma audiência pública virtual ainda será realizada.
O processo é destacado pela transparência e também por garantir o envolvimento da população de maneira democrática e mais segura no momento de pandemia.
“A administração de uma cidade é como uma família. O planejamento é feito com todos conversando, apresentando projetos, necessidades e definindo em conjunto as prioridades. É esta analogia que aplica-se à elaboração do PPA”, explicou José Antonio Parimoschi, gestor de Governo e Finanças.

“A consulta pública foi desenvolvida especialmente para que o munícipe possa participar, indicando suas prioridades. Tem um banner na abertura do site da Prefeitura, com o link do questionário. Além disso, já foram realizados encontros virtuais, grupos focais e uma pesquisa com mil moradores de toda a cidade que opinaram sobre as necessidades do bairro, do município”, completou Parimoschi.
Como exemplos do PPA anterior, são citados projetos e conquistas para diferentes regiões, como a Clínica da Família do Jardim Novo Horizonte, o recapeamento e asfalto ecológico pelo programa ‘Mais Asfalto’, a ‘Escola Inovadora’, as reformas e ampliações realizadas pelo ‘Nova UBS’ e a economia criativa – com a oferta de cursos de capacitação e incentivo ao empreendedorismo.
Para ter acesso ao questionário do PPA 2022/2025, basta clicar neste link.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		