(Foto: michellegordon2/Pixabay)
(Foto: michellegordon2/Pixabay)

Na semana do Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado nesta quarta-feira (14), as equipes do Programa Caminhos para a Saúde, da CCR AutoBAn, em Jundiaí realizam uma ação para a conscientização sobre a importância de doar sangue. A base fixa do Caminhos para a Saúde fica no km 56 da rodovia dos Bandeirantes. De acordo com o Ministério da Saúde, a contribuição de 450 ml de sangue de um doador pode salvar até quatro vidas.

As atividades contemplam o Junho Vermelho, que simboliza o incentivo à doação de sangue, a fim de estimular o gesto solidário. Os hemocentros relatam que as doações de sangue costumam cair consideravelmente durante o inverno. Dessa forma, a ação da CCR AutoBAn e do Instituto CCR disponibiliza materiais informativos no posto do Programa, que atende principalmente os motoristas de caminhão.

Cartazes orientam sobre como realizar a doação de sangue. Basta estar com boa saúde, ter entre 18 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg e estar descansado e alimentado no momento da doação. Além disso, é necessário apresentar documento original para realizar o procedimento. A equipe multidisciplinar do programa também orienta o público sobre a iniciativa.

“A Saúde é um dos pilares do Instituto CCR. Por isso, estimulamos, por meio do programa Caminhos para a Saúde, ações que conscientizem o nosso público sobre a importância de ser solidário e doar sangue”, destaca Gabriela Reis, analista de Responsabilidade Social no Instituto. “Doar sangue é uma das mais poderosas ações em prol da vida, unindo cidadania, voluntariado e dedicação ao outro”, comenta.

[tdj-leia-tambem]