
O mês de junho marca a campanha Junho Violeta, dedicada à conscientização sobre o respeito, os direitos e a valorização da pessoa idosa. Em Jundiaí, a campanha ganha força com iniciativas contínuas da Prefeitura, que consolidam o compromisso com o envelhecimento digno, integrando ações nas áreas da saúde e da assistência social.
“Jundiaí é uma cidade construída para todas as idades. Valorizamos a experiência e a trajetória de vida das pessoas idosas, com políticas públicas que garantem cuidado, inclusão e bem-estar. Nosso compromisso é promover o envelhecimento com dignidade e oferecer condições para que todos vivam com qualidade em cada fase da vida”, afirma o prefeito Gustavo Martinelli.
Centros de Convivência promovem autonomia e inclusão
No campo da assistência social, a cidade segue os princípios da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), com uma rede voltada à proteção integral e à promoção da autonomia das pessoas idosas. Os Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) Argos e Hortolândia são exemplos dessa atuação, oferecendo gratuitamente oficinas de yoga, dança, violão, coral, artesanato e o tradicional baile de sábado.
As atividades são parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que estimula a socialização e o envelhecimento ativo. Além disso, os seis Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade também ofertam o SCFV com encontros semanais para idosos, incluindo rodas de conversa, dinâmicas de grupo e oficinas temáticas.
Atendimento especializado para situações de vulnerabilidade
Para casos em que há rompimento de vínculos familiares ou necessidade de apoio intensivo, a cidade conta com o Centro Dia do Idoso, vinculado ao CREAS, que oferece atendimento diário a pessoas idosas semidependentes. A Prefeitura também mantém parcerias com duas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), que somam 110 vagas, e com a República Vida Longa, voltada a idosos com autonomia, com capacidade para 16 pessoas.
“Na assistência social, reforçamos a importância de reconhecer os direitos das pessoas idosas e de garantir que envelheçam com dignidade, respeito e segurança. Cuidar de quem envelhece é um dever coletivo e nossas equipes estão à disposição para orientar, apoiar e proteger”, destaca a gestora da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS).
Saúde integral e prevenção para a terceira idade
Na área da saúde, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) atua com foco em ações preventivas e de qualidade de vida. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família oferecem grupos terapêuticos com práticas como fisioterapia, meditação, auriculoterapia, nutrição e leitura.
Entre janeiro e abril de 2025, foram realizadas mais de 38 mil ações de promoção e prevenção em saúde, com mais de 214 mil participações — a maioria delas de pessoas idosas.
Segundo a gestora da UGPS, Dra. Márcia Facci, “o Junho Violeta é uma data importante que alerta a sociedade sobre os diversos tipos de violência que afetam muitos idosos. Além disso, é uma data que busca promover o respeito à dignidade e aos direitos, incentivando o cuidado e a valorização da pessoa idosa. Em Jundiaí, na rede municipal de saúde várias são as ações desenvolvidas, por meio do Ambulatório de Geriatria, situado no CRIJU, e a partir dos diversos grupos de Práticas Integrativas Complementares (PICs) e das equipes das UBSs e das Clínicas da Família, visando não somente a prevenção e a promoção da saúde, mas a inclusão da pessoa idosa, pois respeitar os idosos é respeitar a história”.
Compromisso com a longevidade
Complementando o cuidado integral, o município também assegura acesso gratuito a uma lista atualizada de medicamentos, fortalecendo as bases para um envelhecimento saudável.
Com ações integradas entre saúde e assistência social, Jundiaí reafirma seu compromisso com o respeito às pessoas idosas, à sua história e à construção de uma cidade inclusiva em todas as fases da vida.
[tdj-leia-tambem]
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4