
Após dois anos de gestão, a presidente da Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí, Leandra Maia, encerra um mandato marcado por feitos históricos, quebra de paradigmas e fortalecimento do empreendedorismo local. À frente da entidade no biênio 2024/2025, ela entrou para a história ao se tornar a primeira mulher a assumir a presidência da ACE em 102 anos.
Sua gestão também foi símbolo de representatividade e inspiração, especialmente para mulheres e microempreendedores, consolidando uma atuação voltada ao desenvolvimento econômico e social da cidade.
Foco no MEI e no empreendedorismo feminino
Durante o mandato, Leandra intensificou ações voltadas ao Microempreendedor Individual (MEI) e ao empreendedorismo feminino. A presidente participou ativamente de reuniões com associados e se tornou referência para outras empreendedoras, compartilhando sua trajetória pessoal e profissional.
“A mulher empreendedora enfrenta barreiras, muitas vezes pensa que não vai conseguir e recua. Mas quando decide vencer, por maiores que sejam os obstáculos, precisa continuar firme no seu propósito”.
Reconhecimento às mulheres que inspiram
Em outubro, durante o tradicional Baile ACE, realizado no Clube Jundiaiense, Leandra homenageou cinco empreendedoras finalistas do Prêmio Mulheres que Inspiram, iniciativa criada para valorizar e incentivar o protagonismo feminino no mundo dos negócios.
A ação reforçou o compromisso da gestão com a inclusão, diversidade e reconhecimento do papel da mulher no desenvolvimento econômico de Jundiaí.
Resultados concretos e impacto econômico
Ao longo dos dois anos, a ACE promoveu inúmeras iniciativas em prol do empreendedorismo local. Entre os destaques estão os grupos Unace, que juntos movimentaram R$ 20 milhões em negócios, além da realização de eventos estratégicos e ações de valorização do comércio.
Outro marco importante foi o início da tão aguardada revitalização do Centro de Jundiaí, uma demanda histórica acompanhada de perto pela entidade.
“Encerro 2025 com o sentimento de missão cumprida. Concluir meu mandato como a primeira mulher e pessoa com deficiência a presidir a ACE em 102 anos é motivo de orgulho e representa a quebra de importantes paradigmas”, afirma.
Revitalização do Centro: união de esforços
Leandra também destacou a importância do processo de revitalização da região central da cidade, considerada por ela um espaço onde se concentram história, cultura, produtos e serviços.
“Sabemos que não vai acontecer de uma hora para outra, há ações de médio e longo prazo, mas acredito que o mais importante foi alcançado: a união de esforços entre poder público, legislativo, entidades, comerciantes e moradores”, diz. “A prioridade agora é trabalharmos para as ações saírem do papel”.
Transição e nova presidência
O mandato de Leandra Maia será oficialmente encerrado em 31 de dezembro, mas ela seguirá atuando na Diretoria Executiva na próxima gestão. A partir de 1º de janeiro, assume a presidência da ACE o comerciante Orlando Picchi Fabrício, eleito para o biênio 2026/2027 em pleito realizado no mês de setembro.