
Em uma iniciativa para preservar a beleza natural e a biodiversidade da Serra do Japi, a Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) da Prefeitura de Jundiaí realizou, no domingo (16), uma ação de limpeza na Serra do Japi. A ação contou com a parceria da Divisão Florestal da Guarda Municipal e da empresa Acqualab, e teve como foco as cachoeiras da Macumba, Curva e Morangaba.
Mês do Meio Ambiente: um momento de reflexão e ação
A limpeza na Serra do Japi foi realizada em alusão ao Mês do Meio Ambiente, um período dedicado à conscientização sobre a importância da preservação ambiental. Durante a ação, foram recolhidos cerca de 130 kg de lixo, incluindo garrafas, bitucas de cigarro, sacos plásticos, roupas, toalhas e até artigos religiosos.
Preservação ambiental: um compromisso de todos
“Além de remover o lixo que frequentadores deixam no local, a nossa missão é orientar e conscientizar as pessoas que elas não podem adentrar as cachoeiras na Serra do Japi, pois pertencem a terrenos particulares e são áreas de preservação ambiental. Essas pessoas podem ser multiplicadoras da informação”, explica Adriano Zonaro, agente de zoonoses da UGPUMA. Ele ressalta que deixar lixo na Serra do Japi é crime ambiental, previsto na lei 9.605/98.
Iniciativa da Acqualab: conscientização e preservação
A limpeza na Serra do Japi também contou com a participação da Acqualab, empresa que se preocupa com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. “É uma ação alinhada com os conceitos da empresa e queremos chamar a atenção de outras empresas e também de famílias sobre a importância da preservação da natureza”, destaca Glaucia Helena Paulossi, assistente administrativa e representante da Acqualab.

Como participar da limpeza na Serra do Japi
Pessoas ou empresas interessadas em realizar ações de limpeza na Serra do Japi podem entrar em contato com a UGPUMA pelo e-mail [email protected]. Para visitar a Serra, é necessário fazer inscrição no programa Visitação Monitorada, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí.
A limpeza na Serra do Japi é um exemplo de como a colaboração entre o poder público, empresas e a sociedade civil pode gerar resultados positivos para o meio ambiente. A iniciativa reforça a importância da conscientização e da responsabilidade de todos na preservação da natureza.